segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lições de Vida- Zacarias 13 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Zacarias 13
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Perfeição só existe em Deus; o que Ele fez, faz e fará é perfeito. Questionar o que Ele fez, faz e fará só revelará nossa imperfeição, que olhamos as coisas pelas lentes do egoísmo, orgulho, achismo, sem contar que nossa visão é bem limitada. O que Deus fará?

1. Deus fará uma reforma total (completa, perfeita); haverá uma fonte de purificação que restaurará todos os desvios de comportamento e eliminará toda impureza sexual e religiosa (v. 1).

2. Deus fará uma purificação realizando uma remoção dos ídolos (santos, santas, imagens de esculturas, etc.) e de todos os líderes religiosos falsos (vs. 1-6).

3. Deus ferirá um pastor, cuja morte causará no povo uma diáspora, se espalharão por todos os lados (v. 7).

4. Deus ferirá o pastor que desfruta de uma posição elevada, visto que Ele está ao Seu lado (vs. 8-9).

5. Deus sabe que a morte desse pastor é necessária para causar arrependimento (Reavivamento e reforma). Assim, Deus suscitará um remanescente fiel, zeloso e de boas obras (v. 9).

Zacarias é um livro evangélico, fortemente messiânico. Os escritores do Novo Testamento viram o plano divino descrito no Antigo Testamento realizando-se em Jesus. Frequentemente eles aplicaram as referências de Zacarias a Jesus, tais como:

1. O Rei glorioso, vitorioso, mas pacífico (9:9);
2. O transpassado (12:10)
3. O pastor abatido (13:1).

No capítulo em questão, o transcorrer da história de Israel estava ligada à linhagem de Davi como obra da graça divina, tanto quanto Deus ter dado Jesus foi obra da graça. Os profetas enviados nada mais eram que manifestação de Sua graça a um povo que merecia condenação e morte.

Os profetas de Deus eram desprezados, maltratados; muitos eram mortos. Não havia nada de popular ser profeta; por isso, os falsos profetas surgiam com mensagens mais palatáveis e as multidões os aceitavam e os seguiam. Mas Deus revelará quem era dEle e quem era agente disfarçado do diabo.

O capítulo culmina com um oráculo de Deus exigindo o assassinato do Seu Pastor, o rei davídico em Israel. Devido a isso, dos habitantes do mundo, dois terços morreriam, deixando vivo um terço, o qual seria testado e purificado: O verdadeiro povo de Deus (vs. 8-9).

Reaviva-te! Reforme-se! Deus quer nos salvar!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...