domingo, 5 de outubro de 2014

Lições de Vida- Naum 2

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Naum 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Raquítico espiritual? Há magérrimos espirituais devido à insuficiência de nutrientes espirituais. Devemos ser robustos na fé, na oração e na espiritualidade; portanto, alimentemo-nos do livro de Naum, palavras que saíram da boca de Deus.

Stanley A. Allisen divide o capítulo 2 da seguinte forma:
1. Descrito o cerco de Nínive (vs. 1-4); censurada pelo Senhor; aterrorizada pelos inimigos.
2. Descrita a queda de Nínive (vs. 5-8); seus muros minados pela água; seu povo escravizado pelos estrangeiros.
3. Descrita a pilhagem de Nínive (vs. 9-10); saqueados os seus tesouros roubados; derretidos os seus corações aflitos.
4. Demolido o “covil de leões” de Nínive (vs. 11-13).

“Naum quer dizer consolação’”, explica Allisen. “Como o nome sugere, o Livro de Naum é único entre os profetas que não profere julgamento contra Israel, apenas consolação. Ele prediz o fim de seu grande inimigo do oriente [...] O objetivo do livro era ser uma consolação para Judá”.

Mas, o que esse texto sagrado nos ensina nos dias de hoje? Como Naum 2 alimenta nossa alma faminta e desnutrida, revigorando nossa fé?

1. Há muitos cristãos que estão sendo oprimidos e perseguidos na atualidade, se esta é a tua realidade, saiba que qualquer instituição ou nação por mais que “guarda a fortaleza”, “vigia o caminho”, “fortalece os lombos” e “reúna todas as suas forças”, nada poderá fazer contra o Senhor que restaurará Seu povo.

2. Nações, cidades, instituições e pessoas no poder que se opõem ao povo de Deus, mal sabem que estão mais que “cutucando a onça com vara curta”, estão provocando a Deus; portanto, se você que é cristão e sofre por causa de tua fé nas mãos de tiranos, saiba que Deus irá te socorrer.

3. Não há nada pior que estar contra Deus e a favor do pecado; caso você detêm o poder nas mãos (seja político, econômico, executivo ou mesmo religioso), arrependa-se de tuas arrogâncias, orgulho, distorções e explorações, tome atitude de estar em harmonia com a justiça divina, pois Deus combaterá toda injustiça da Terra.

Este capítulo, comenta John D. W. Watts, “é um sinal da vitória de Deus e a base para a esperança de que no final Seu poder e justiça subjugarão todo o mal”. Receba esta consolação desta aplicação –Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...