sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vida renovada e restaurada- Jeremias 8


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 8
Vida renovada e restaurada
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Não brinque com o pecado, ele não brincará com você! Não ignore a oportunidade graciosa de Deus oferecida misericordiosamente a você. 

A desobediência é boa enquanto existe a sensação de arrogância, que alimenta ao ego, entretanto, seu fim é desgraça, a ruína e a destruição total. Quem faz o que quer, deve esperar o que não quer; é sempre assim da infância ao dia do juízo divino. 

A rebeldia gerada pela desobediência, após a disciplina divina leva, indubitavelmente, à destruição eterna. No dia da volta de Cristo, a maioria das pessoas morrerá; corpos serão espalhados pela superfície da Terra. De ateus a religiosos, multidões serão como estercos. 

Assim começa as palavras proféticas de Jeremias 8, as quais aplicam-se inicialmente à Judá, mas escatologicamente pode ser facilmente aplicadas à toda a Terra no dia da segunda vinda de Cristo. 

Leia todo o capítulo, atente para o que vai acontecer com este mundo e com os pecadores impenitentes que, em sua arrogância, não querem saber de Deus e nem de Sua preciosa Palavra e nem de Suas preciosas advertências. Seja sábio de verdade e não sábio de mentira. 

Decida-se pelos caminhos da salvação do pecado e livre-se das terríveis consequências impostas pelos pecados.

Deus não é autoritário e nem faz as coisas sem dar satisfação a ninguém. Pelo contrário, mesmo sendo ignorado, desprezado e rejeitado, Ele não poupa a Sua imensa misericórdia antes de revelar Seu juízo. A seguir, atenho-me a quatro pontos destacados por Matthew Henry sobre a explicação de Deus em Jeremias 8 para Suas ações e reações que resultarão em destruições no tempo do fim:

1. A destruição é resultado do fato das pessoas não entenderem às razões de Deus: Todo o plano de Deus para com o mundo é a salvação – a vida eterna; ignorar tal plano implica em preferir à morte.

2. A destruição é resultado de não dar ouvidos à voz da própria consciência: As pessoas que preferir ao pecado antes que arrepender-se e voltar-se ao Deus que salva, liberta e cura, padecerão.

3. A destruição é resultado de não atentar aos caminhos da providência nem ouvir a voz de Deus a falar ao coração: Muitos se jactam de seu saber religioso, porém, a menos que sejam ensinados pelo Espírito de Deus, o instinto dos brutos é uma guia mais segura que sua suposta sabedoria.

4. A destruição é resultado de não querer atender à Palavra de Deus escrita: A Bíblia, pastores fiéis, e, o projeto Reaviados por Sua Palavra são dádivas graciosas de Deus para nos despertar; ignorá-las é preferir a morte à vida.
O capítulo encerra com dor, Jeremias representa a dor de Deus pelo pecador que não quis um Salvador (vs. 18-22).

Hoje é tempo de buscar a Deus antes que seja tarde demais! Abra teus olhos antes que o pecado apague tua vida. Seja diariamente reavivado pela Palavra de Deus e serás livre do pecado. 

Como nutrir a alma sem a Palavra de Deus? Como obter esperança para a alma sem as sólidas promessas divinas? Como ser feliz na prática do pecado? Como almejar a vida, a paz e a felicidade distante de Deus? Como ter a vida renovada e restaurada ignorando os caminhos apontados por Deus? Só alguém pior que um animal para agir contrário aos caminhos dAquele que sabe o destino de cada atalho e becos da vida. 

Após meditar e aplicar cada mensagem de Jeremias 8 a tua vida, ore ao autor da vida:

“Grandioso Deus, justo em tudo o que faz, porém misericordioso ao extremo. A Ti me rendo e a Tua Palavra me submeto. Quero passar tempo conTigo aqui na Terra para passar a eternidade conTigo no Céu. Dá-me forças, habilidades e sabedoria a cada manhã para buscar-Te e ler as Tuas preciosas Palavras e então guiar-me para longe das tentações e pecados do dia a dia. E, ajuda-me a sentir a dor que Jeremias sentia pelos pecadores a fim de que eu testemunhe de Teus planos, para que eles ao menos saibam que existe um Salvador disponível a todo instante para todos. Amém”.
(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...