segunda-feira, 19 de maio de 2014

Barro X Oleiro- Jeremias 18


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 18
Nós, o barro, e Tu, o nosso Oleiro
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Há muitos pregadores que buscam ilustrações para sermões em livros e histórias dos outros. Deus, porém, pediu a Jeremias para ver pessoalmente uma poderosa ilustração para sua pregação – descer à casa de um oleiro (capítulo 18:1-11). A ilustração para seu sermão foi ter visto um oleiro remodelando um vaso que fora danificado. 

Jeremias ouviu que Deus é o Oleiro que remodelará Seu destruído vaso quebrado, Seu povo; o qual, quebrado por causa do pecado, seria reconstruído caso houvesse arrependimento. Para Deus não existe vaso perdido, a menos que o vaso não queira ser reconstruído.

1. Não importa quão quebrado pela vida de pecado você esteja neste momento, Deus pode e quer restaurar-te;

2. Não importa o que as pessoas injustamente fez com você para arruinar-te a vida, Deus quer e pode transformá-la;

3. Não importa quão destruído você esteja (ou mesmo a tua vida familiar, financeira ou conjugal), nas mãos de Deus não há caso (vaso) que será jogado no lixo considerado imprestável.

Experimente colocar-se nas mãos de Deus e Ele te fará num belo vaso colorido e atraente. Para isso, não deves ser um vaso ignorante, arrogante e petulante; mas, humilde, submisso e disposto a entregar-se sem reservas Àquele que te reconstruíra com cuidado.

Estudando o comentário de Eugene Peterson sobre Jeremias 18, achei interessante destacar as seguintes palavras sobre este capítulo: “Sua visita [de Jeremias] à casa do oleiro e seu sermão sobre o processo de fabricação são apresentados para fazer com que as pessoas sejam sensíveis ao Deus que, misericordiosamente, tenta moldar suas vidas a fim de torná-las úteis e belas. 

Em tal cenário, mesmo seus juízos são vistos como atos de misericórdia”. E, explicando sobre o processo de formar vasos ele comenta: “Não existe uma peça de cerâmica que, além de ser útil, não seja ao mesmo tempo bela. Ela é modelada, desenhada, levada ao forno e pintada. É um dos utensílios mais funcionais que existem, e também um dos mais bonitos... [Assim] Não há pessoa que não seja útil, que não tenha seu papel dentro do que Deus está realizando”. 

Entretanto, como Peterson mesmo destaca, “Nenhuma previsão ruim é tão definitiva em sua condenação que não possa ser modificada. É também verdade que nenhuma promessa divina constitui uma licença para a indolência”. Deus constatou a impenitência de Seu povo em Suas ímpias tramas contra Jeremias (vs. 12-18), e, lamentada pela oração imprecatória do profeta (vs. 19-23). Os líderes religiosos ficam furiosos com a intrepidez de alguns pregadores. Então, é necessário clamar ao Senhor por proteção.

O Oleiro divino está disposto a moldar em você a beleza do caráter de Jesus. Para isso Ele precisa quebrar o vaso estragado pelo pecado, e então reconstruí-lo; mas muitos se perturbam, pois isso implica em ferir e destruir a escória da vaidade e do orgulho. Em resumo, destaco algumas lições gerais da mensagem de Jeremias 18:

1. Nem toda mensagem que vem de Deus surte efeito positivo nos ouvintes;

2. Nem toda mensagem poderosa se mostra operosa para o bem ou promove reavivamento;

3. Nem toda mensagem de esperança e arrependimento restaurará a vida dos arruinados pecadores.

Entretanto, Deus quer que as pessoas saibam que existe solução, perdão, salvação à disposição. O Senhor anseia que os que se perderão ouça que existe restauração para todo tipo de vaso, não importa o caso. Então, convido você a fazer desta canção a tua oração:

 "Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro. Quebra minha vida e faze-a de novo; eu quero ser, eu quero ser um vaso novo. Faz Teu querer, Senhor amado; És o Oleiro e eu este vaso. Quebra minha vida e faze-a de novo; eu quero ser, eu quero ser um vaso novo." Amém!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...