sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Senhor fortalece- Jeremias 15


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 15
O Senhor fortalece
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Sofrimento leva a auto-piedade, mas Deus não se compadece daquele que Ele está treinando para uma obra nobre e importante, que por isso é desafiadora. 

Quando Jeremias abriu o coração e lamentou sua sorte e situação em que se encontrava por amar a Deus e Sua obra, Deus não mimou-o (Jeremias 15); pelo contrário, disse-lhe: “Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim [a reclamação fizera que Jeremias se afastasse de Deus como todo reclamão está longe dEle]; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca [o mesmo se dará conosco se não nos assemelharmos com o mundo]; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles. 

Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão” (v. 19). Deus não aliviou a barra. Ele só reafirmou algo que Jeremias já sabia: “porque eu sou contigo para te salvar, para te livrar deles, diz o Senhor; arrebatar-te-ei das mãos dos iníquos, livrar-te-ei das mãos dos violentos” (vs. 20-21). 

Deus não quer servos choramingando. Ele quer servos fortes, corajosos e ousados. Ser cristão neste mundão de pecado só é possível mediante a atuação de Deus em nós, pois a multidão não quer nem saber de Deus. Cada um escolhe a Deus por si, ainda bem que é individual essa escolha! Por Deus vale a pena viver arriscadamente! Tanto eu quanto Jeremias sabemos o que é isso, e você?

Jeremias abre o coração, escancara a sua alma, revela sua fraqueza, expõe sua pequenez, expele seus temores, escreve e nos apresenta como se sentia cumprindo a vontade de Deus contra a vontade das pessoas. 

O capítulo 15 é uma oração, palavras de intimidade de Jeremias com Deus. Ele está aterrorizado, se sentindo só, machucado e indignado. Não havia segurança, ele estava espantado. Ele estava insatisfeito com ter feito tudo certo e ter dado tudo errado. 

“Sabes que por amor de Ti tenho sofrido afrontas” (v. 15). Em meio a tantas amarguras e frustrações Jeremias encontrou doçura e prazer ao devorar intensamente à Palavra de Deus; a qual jamais queria abandoná-la por nada. 

Eugene Peterson, refletindo sobre esse texto, diz: “Uma vez tendo provado o gosto singular da Palavra de Deus, não podia retornar à insípida dieta das opiniões e boatos”. Porém, “ao identificar-se tão plenamente com a mensagem divina para o povo, Jeremias também sentia a rejeição em cada osso e músculo de seu corpo. As blasfêmias o feriam; as rebeliões provocam hematomas... em vão, contudo, o profeta procurava sinais de sincera conversão” – comenta Peterson. Em sua dor, Jeremias ousadamente solta uma pergunta intrigante a Deus: “Serias Tu para mim como um ilusório, com águas que enganam?” (v. 18). Deus não respondeu a Jeremias, Ele apenas o fortaleceu; nem toda oração é respondida como a gente quer.

O que é oração? E, o que não é? Você ora de verdade? A oração não é monólogo, é diálogo. Quem só fala quando se põe de joelhos fez um monólogo, não uma oração. 

Jeremias nos ensina a falar e então parar para ouvir a Deus. Reflita com cuidado em cada um dos 21 versículos do capítulo 15 de seu livro. Ao reclamar Jeremias foi confrontado pelo próprio Deus a arrepender-se. Deus falou, Jeremias ouviu (vs. 19-21). Deus não lhe respondeu que ele teria sucesso daquele ponto em diante, mas Deus o fortaleceu para cumprir a missão de anunciar os propósitos divinos às nações. Duas Lições:

1. A oração pode não mudar as circunstâncias, mas certamente fortalecerá aquele que ora para enfrentar as circunstâncias mais adversas;

2. Orar pode não resolver os problemas, mas com certeza nos fortalece ao enfrentá-los com determinação.

A vida é difícil, mas ao orar Deus te fortalece; então vamos nos fortalecer?

 “Pai de amor, achego-me a Ti com meu coração machucado e aflito, tome-o e fortalece-o. Não me deixes ficar assustado e confundido para não me perder de Ti em meio aos emaranhados problemas da vida. Dá-me o que eu preciso, não o que sempre estou Te pedindo; pois sei que só assim eu serei o que queres que eu seja. Por mais elevada que seja, quero viver a altura que a mim me desejas. Amém!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Um comentário:

  1. Amém!! Que esta palavra ilumine o caminho de todo aquele que deseja conhecer ao Senhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...