sexta-feira, 2 de maio de 2014

Missão difícil- Jeremias 1


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 1
Missão difícil
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Você já foi designado para uma tarefa fácil? Você se sentiu subestimado? Por outro lado, você já foi incumbido de uma missão difícil? Como você reagiu? E, se por acaso aparecesse Deus a você e te designasse uma missão impossível, como você lhe responderia? 

Leia Jeremias 1 e note que o ministério de Jeremias aconteceu durante o período complexo em que o povo de Deus perdia a esperança e afundava no desespero. Babilônia logo viria para levar o povo ao cativeiro. Deus procura animar Seu servo, sabendo, Ele mesmo, que a tarefa de anunciar palavras de exortações causará rejeições. 

A única certeza que Jeremias teria é que, quando Deus chama, Ele capacita, orienta e ensina o quê e como fazer, fortalecendo em cada etapa do cumprimento da tarefa. Fazer o que Deus pede é nadar contra a correnteza da oposição. 

Até nossos conterrâneos e membros de nossa família pode duvidar ou tentar destruir os planos de Deus em nossa vida. Enquanto as pessoas almejam ser populares, fazer a obra de Deus é impopular. Causa não só desconfiança nas pessoas, mas aversão e rejeição declarada. 

Estar na contramão não é nada fácil, para não dizer impossível. Fazer algo difícil tendo o apoio de grandes nomes é até prazeroso e gratificante, mas fazer algo impossível sem o apoio de ninguém só mesmo mediante a capacitação do Deus Onipotente! Você topa?

O crescimento espiritual é gradual, significa trazer à luz uma série de segredos, tremendo e tremendo, para então descobrir que Deus sempre te conheceu e mesmo assim, Ele sempre te amou. Ele te conhece melhor do que o melhor conhecimento que tens sobre ti mesmo; Ele sabe quem você será e o que poderá fazer ao depender dEle. Ele pode te chamar a qualquer momento, independente de teus argumentos. Estudo o primeiro capítulo do livro de Jeremias. 

O chamado de Jeremias nos ensina muitas coisas, das quais destaco as seguintes:

1. Geralmente aqueles que Deus chama se sentem incapaz de dar conta das exigências da tarefa.

2. Geralmente a missão designada por Deus não é nada fácil, agradável e de fácil aceitação pelas pessoas.

3. Geralmente cumprir tal missão será necessário lidar com de todos os lados, até mesmo dentre o povo de Deus.

4. Geralmente, quando Deus chama, a sociedade está caótica, impossibilitando o servo de Deus de viver uma vida de mar de rosas.

5. Sempre que Deus chama, Ele capacita. Soberanamente, Ele sempre estará presente e protegerá àquele que se dispor a fazer Sua vontade.
Se você aceita o chamado de Deus para a missão de evangelização, não se esqueça destas aplicações!

Para viver como Deus quer e como Ele nos chama só é possível em Sua companhia buscando dependência total de Sua sabedoria e poder. Após o chamado e capacitação, Deus oferece a Jeremias duas visões: Uma amendoeira e uma panela de fogo (Veja detalhes em Jeremias 1). A primeira indicava a proximidade do cumprimento da Palavra de Deus (vs. 11-12); a segunda apontava para a Babilônia, que fervendo, estava a ponto de transbordar em Judá devido à distorção teológica e prática de sua fé em Deus (vs. 13-16). Essa mensagem impopular despertaria oposição ao ser anunciada aos reis de Judá, aos príncipes, sacerdotes e ao povo; porém, Deus prometeu estar ao seu lado e livrá-lo (vs. 17-19). Enfim, o chamado de Deus não é para ser popular, mas para anunciar Sua palavra, custe o que custar. Deus já te chamou? Você aceitou? 

Eu quero orar por você: “Senhor Deus, para quem está lendo esta mensagem e aceitou o Teu chamado, peço que Tu habilites e concedas o poder a fim de nunca desistir, pois eu digo por experiência própria e com base na experiência de Teu servo Jeremias, que cumprir fielmente a Tua obra neste mundo não é nada fácil, quando não impossível. Porém, como sei que conTigo tudo é possível, coloco esta pessoa em Tuas mãos. Dá-lhe a vitória ao conceder-lhe sucesso em cada etapa da tarefa. Em nome de Jesus, amém”.
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...