segunda-feira, 28 de maio de 2012

Gênesis 42


Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Gênesis 42
Leia ou ouça o capítulo 42 de Gênesis clicando em: 




Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 42
Diante da seca e escassez de comida que assolou a terra de Canaã, Jacó enviou dez filhos ao Egito para comprarem alimento. O mais novo, Benjamim, ficou para trás. O pai temia que algo de ruim pudesse acontecer ao rapaz e por isso não o deixou partir com os demais.

Quando chegaram ao Egito quem os recebeu foi José, a pessoa responsável pelo comércio de todo o grão estocado no país. José os reconheceu, mas eles não o reconheceram. Assim que eles chegaram se inclinaram até o chão em sinal de respeito. O sonho de muitos anos atrás estava se cumprindo diante dos olhos de todos.

José achou por bem não revelar sua identidade aos irmãos sem primeiro conhecer um pouco mais acerca deles. Acusou-os de serem espias e os colocou na prisão por três dias. Durante esse tempo José ouviu da boca dos irmãos a confissão de culpa em relação ao tratamento que lhe deram quando o venderam como escravo. Eles disseram uns aos outros: “Certamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão. Vimos como ele estava angustiado, quando nos implorava por sua vida, mas não lhe demos ouvidos; por isso nos sobreveio essa angústia” (Gn 42:21).

Lembrar aqueles momentos dolorosos foi demais para José. Ele se retirou e começou a chorar. Percebera que os irmãos não estavam de todo endurecidos. Apesar de suas falhas, ainda se mantinham unidos e se culpavam pelo êrro cometido.

Após este momento de forte emoção José retorna para eles e lhes dá a sentença. Um deles ficará preso, Simeão, até que tragam a sua presença o irmão mais novo, como prova de que não vieram espiar a terra. Dessa forma José disciplina os irmãos pelo mal que lhe haviam feito e também põe em prática um plano para rever a seu irmão Benjamim.

Aquilo que os irmãos receberam como castigo na verdade era uma oportunidade de crescimento para eles. De que forma reagiriam aquela situação? Tornar-se-iam mais unidos ou mais desunidos?

Que tipos de provações você está experimentando hoje? Não as receba como castigo, mas como oportunidades de crescimento. As provações da vida, quando bem compreendidas, são ferramentas de Deus para burilar o nosso caráter a e nos preparar para morar com Ele um dia./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...