sábado, 26 de maio de 2012

Gênesis 40


Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Gênesis 40
Leia ou ouça o capítulo 40 de Gênesis clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/40

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 40
José foi falsamente acusado de tentativa de estupro e lançado na prisão do capitão da guarda do Egito. Aquela não era uma prisão comum. Era reservada para presos políticos e componentes do alto escalão que cometiam algum deslize ou estavam sob investigação.

Na prisão ele rapidamente foi reconhecido por sua integridade e habilidades administrativas e convidado pelo carcereiro para tomar conta dos demais presos. Ele administrava a compra dos alimentos, o preparo das refeições, a manutenção das instalações, mas principalmente promovia o bem estar dos internos.

Entre os detentos havia intelectuais, soldados e estadistas que haviam caído em desgraça perante os seus superiores. José houvia muitas histórias e aprendia bastante acerca da natureza humana e dos bastidores do poder no alto escalão do governo.

O copeiro e o padeiro do rei também foram presos. A desconfiança é de que poderiam estar envolvidos numa trama para prejudicar ao Faraó. Perceptivo às necessidades das pessoas, José reparou numa manhã que eles estavam abatidos. A razão, segundo eles, é que ninguém sabia interpretar os sonhos que cada um teve na noite anterior.

Note como José respondeu a eles. “Não são de Deus as interpretações? Contem-me os sonhos” (Gn 40:8). Ou seja, ele deixou claro que a sua habilidade para interpretar sonhos vinha de Deus. E exatamente conforme a interpretação dada por José, três dias depois, o copeiro foi restituido e o padeiro foi enforcado.

O cumprimento exato da interpretação dada aos sonhos fez com que José fosse ainda mais valorizado por parte do carcereiro e dos demais presos. Ele tinha muitas qualidades. Era inteligente, talentoso, lider, tinha um senso acurado de justiça e valorizava a santidade. Era um servo de Deus amado e respeitado pelos que o conheciam de perto.

Mesmo que o copeiro tenha se esquecido de falar ao Faraó a respeito de José, ele continuava a desempenhar os seus deveres fielmente. No momento certo, a sua hora iria chegar.

Talvez, como José, você esteja dando o seu melhor e ainda não tenha sido reconhecido pelo seu potencial. Não se desanime. Continue a cumprir fielmente os seus deveres com integridade, tato e eficácia. Lembre-se que o sucesso não é um destino, mas uma caminhada diária em que Deus é o seu melhor parceiro.
/Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...