quarta-feira, 30 de maio de 2012

Gênesis 44

Reavivados por Sua Palavra- 

Leitura Diária- Gênesis 44
Leia ou ouça o capítulo 44 de Gênesis clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/44

Comentários do Pastor Jobson Santos- Gênesis 44
Para José o mais importante era descobrir como estava o caráter dos seus irmãos. Tinham eles se tornado mais unidos ou desunidos nos últimos anos? Protegiam uns aos outros ou cada um cuidava dos seus próprios interesses? A fim de obter essa informação José montou um plano. Deu ordens ao administrador de sua casa colocar  o seu copo de prata na boca do saco de alimentos adquiridos por Benjamim.

José despediu os filhos de Israel em paz e eles partiram felizes para a sua terra. Quando estavam a uma certa distância, disse ao seu administrador: "Vá atrás daqueles homens e, quando os alcançar, diga-lhes: Por que retribuíram o bem com o mal?" (Gn 44:4).

Os irmãos afirmaram inocência e disseram que se algum roubo fosse encontrado entre eles, a pessoa infratora podia ser morta. O administrador afirmou que a pessoa seria apenas levada como escravo. Após atenta investigação a taça de prata de José foi encontrada no saco de alimento de Benjamim. Este foi trazido a José como escravo e os demais irmãos foram liberados. Entretanto os irmãos retornaram junto com ele. Não o deixaram sozinho.

Judá mui respeitosamente pediu a palavra e explanou ao governador o quanto o rapaz era amado pelo idoso pai e a dor que o alcançaria se o rapaz não voltasse. Além disso explicou que pessoalmente se comprometera pelo retorno do irmão caçula. Pediu por misericórdia que lhe fosse permitido ficar como escravo no lugar de Benjamim.

As palavras de Judá demonstravam que ele estava sinceramente preocupado pelo bem estar do seu irmão e também do seu pai. "Como poderei eu voltar a meu pai sem levar o jovem comigo? Não! Não me deixe ver o mal que sobreviria a meu pai" (Gn 44:33).

José descobriu que os irmãos haviam mudado para melhor. Eles não abandoraram o irmão caçula. Eles não ser preocuparam apenas com o sustento dos seus filhos e servos independentemente de como o pai deles se sentiria.

O exemplo de Judá é um convite para avaliarmos como temos nos relacionado em família. Estamos tratando os pais com terna consideração? Estamos protegendo os irmãos mais novos e zelando pelo bem estar deles?

José fez uma investigação quanto ao caráter dos seus irmãos e ficou satisfeito com o que descobriu. Quando comparecermos perante o governador do universo que nós também possamos ser achados aprovados./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...