quarta-feira, 2 de maio de 2012

Doença x crença


Crente também fica doente

"Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?". (João 9:1-2)

Nos últimos anos surgiu no meio evangélico um ensino enganoso e antibíblico dizendo que o crente não fica doente; que quando crente fica doente é porque está  em pecado. As consequências desta heresia podem ser desastrosas.

Um exemplo: uma pessoa que tem uma doença crônica pode piorar ou até falecer ao deixar de usar os devidos medicamentos por dar ouvidos a este falso ensino. Outro exemplo: alguém pode se frustrar com o evangelho ou até mesmo entrar em depressão ao ser acusada pelos tais pregadores de não serem curadas por não terem fé, ou seja, o problema pode aumentar muito... Pensemos biblicamente!

Deus criou o ser humano para viver sempre! As mortes física e espiritual são consequências terríveis da rebeldia humana e da entrada do pecado no mundo (Gênesis 3), ou seja, um dos tristes resultados do pecado original do ser humano, entre outras coisas, são as doenças.

É certo que existem enfermidades que são resultados da ação pecaminosa do ser humano, por exemplo, um envolvimento sexual adúltero pode resultar numa doença venérea ou até mesmo o vírus da AIDS. Mas também existem enfermidades permitidas por Deus, que em Sua Soberania deixa que pessoas nasçam doentes ou adquiram doenças, independentemente de suas condições espirituais, familiares, econômicas, culturais, sociais, etc.

O próprio Senhor disse que faz o mudo, o surdo, quem vê, quem não vê (Êxodo 4:11). Então, há pessoas que já nascem enfermas. Ainda, há pessoas totalmente consagradas ao Senhor que têm enfermidades... talvez o espinho na carne, mencionado pelo apóstolo Paulo, fosse uma doença que Deus resolveu não curar! Há também pessoas incrédulas e extremamente depravadas que têm uma saúde excelente.

Portanto, não avaliemos a vida espiritual de ninguém pela quantidade ou tipos de doença que porventura ela tenha. Tem muita gente com saúde que vive desonrando a Deus  e tem também muita gente exaltando a Deus e edificando  os irmãos através de suas doenças. Em alguns casos, em resposta às nossas orações, Deus cura sem intervenção médica ou medicamentos - Ele dá sabedoria aos médicos e aos pesquisadores de remédios, para nos ajudar em nossas enfermidades! Há também pessoas que Ele resolve não curar! Tudo debaixo da Sua Soberania!

Portanto, este negócio de rejeitar enfermidade, determinar a cura, amarrar a doença, etc, não é bíblico! Então, deixemos de ouvir os falsos profetas e glorifiquemos a Deus em nossas vidas, seja na saúde ou nas enfermidades. Esta é a vontade de Deus para nós.

Observemos bem a resposta de Jesus aos Seus discípulos:"Nem ele pecou nem seus pais, mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus" (João 9:3), ou seja, Deus permite que Seus filhos adoeçam e quer usar tais doenças para a nossa edificação e para a Sua glória!/Pr. Ednilson Farto Batista/

Como cristãos devemos buscar o equilíbrio e estar atento 
para o assim diz o Senhor:


"Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara 
todas as tuas enfermidades ,Que redime a tua vida da 
perdição; que  te coroa de benignidade e de misericórdia, 
Salmos 103:3-4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...