domingo, 12 de maio de 2013

Reavivados por Sua Palavra - II Crônicas 24


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Biblica  - II Crônicas 24

Comentários: Alvin Cardona

Quando eu era criança, a imagem que eu tinha do rei Joás era do jovem rei fiel que no início de sua vida se manteve firme por Deus. Isso era reiterado pelos livros de histórias bíblicas e versos como 2 Crônicas 24:4,5: “Ora, aconteceu depois disso que veio ao coração de Joás reparar a casa do Senhor. Então ele reuniu os sacerdotes e os levitas, e disse-lhes: “Vão às cidades de Judá e recolham o imposto devido anualmente por todo o Israel, para fazer reparos no templo de seu Deus. Vão agora mesmo!” (NVI). Esses versos mostram, pelo menos, que este jovem homem era um homem de ação e era comprometido com bem-estar espiritual de seu país, apesar da oposição e sofrimento.

No entanto, a minha percepção infantil de Joás foi quebrada quando eu li o final de sua vida. Nós lemos: “Depois da morte de Joiada, os líderes de Judá foram falar com o rei e lhe prestaram reverência, e ele aceitou o que disseram. Então abandonaram o templo do Senhor, o Deus de seus antepassados, e prestaram culto aos postes sagrados e aos ídolos. Por culpa deles, a ira de Deus veio sobre Judá e Jerusalém”(2 Crônicas 24:17,18 NVI). Tão logo perdeu o apoio espiritual de seu mentor sacerdotal, Joás se sentiu fortemente atraído para a apostasia dos vizinhos de Judá. E a mudança foi radical e implacável. Deus envia-lhe então profeta após profeta para adverti-lo, porém sem sucesso (v. 19).

Não posso deixar de perguntar o que aconteceu com o inocente Joás, rei fiel dos meus antigos livros de história. Que dor Deus deve ter sentido a ponto de levá-Lo a dizer, através de Zacarias: “Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que vocês abandonaram o Senhor, Ele os abandonará ‘”(2 Cr. 24:20 NVI). Joás, então, faz o impensável e aumenta ainda mais a sua culpa ao mandar matar o mensageiro Zacarias, que não era nada menos do que o filho de Joiada, que servira como dedicado guardião e mentor do jovem rei.

Finalmente, Joás morreu, assassinado por gente do seu convívio pessoal. Tudo porque ele seguiu o mau conselho dos que lhe eram próximos. Eu fico somente imaginando os efeitos poderosos que teria a vida de Joás se ele tivesse buscado uma devoção pessoal com seu Mestre.

Cuidemos para que a nossa vida não seja apenas uma vida de aparências. Vigiemos também para estarmos cercados por pessoas que respeitam e obedecem ao Senhor.

Alvin Cardona
Geração Juventude para Cristo
Trad JAQ/GASQ/JDS
Fonte: http://reavivadosporsuapalavra.org/
Curta e compartilhe: palavravivaeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...