quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 28
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Qual o maior problema da religião no século XXI? Segundo o pesquisador David Kinneman, não são os “não cristãos”, mas os ex-cristãos. O problema não são os “não alcançados” pela Palavra de Deus; o maior problema são nossos irmãos, irmãs, filhos, filhas, parentes e amigos que já participaram da igreja. A maioria dos incrédulos hoje foram crianças que um dia aceitaram a Jesus. A pesquisa revela que 65% dos jovens incrédulos nos EUA são “desconvertidos”. Os "sem religião" em sua maioria cresceram em lares cristãos; porém dizem que os cristãos são hipócritas, devido a decepções religiosas em casa e na igreja. Ainda Christian Smith examinou adolescentes americanos e concluiu-se que a maioria deles praticam uma religião que seria melhor descrita como “deísmo moralista terapêutico”. Deus existe, mas é distante; Ele abençoa pessoas “boas, legais e justas”. Ele deseja que os crentes sejam felizes e sintam-se bem”. Atentemos a II Crônicas 28: O filho de Jotão assumiu seu lugar no trono em Judá e tornou-se adorador de Baal, chegando a sacrificar-lhe os próprios filhos. Por que? É complexo opinar, mas veja que o pai, embora fiel a Deus, não convocou o povo que se corrompia a uma reforma espiritual; isso é a brecha que Satanás precisa para invadir famílias. Assim Acaz não fez “o que era reto aos olhos do Senhor” (v. 1). Também corremos o risco de deixar Deus por práticas pecaminosas. Aceite Cristo, aproxime-se de Deus por meio dEle.

O pecado destrói. Judá nunca tinha tido um governante pior que Acaz. Deus precisou intervir para que a destruição provocada pelo pecado não se tornasse pior. A Síria derrotou Acaz e deportou grande número de pessoas a Damasco (II Crônicas 28:1-15) por causa de seus pecados. Israel também derrotou Acaz, matando 120.000 de seus soldados e capturando 200.000 mulheres e crianças. O profeta Obede alerta Israel que eles só venceram porque Deus estava zangado com Judá; portanto, deveriam devolver os cativos de Judá para que a ira divina não caísse também sobre eles. Então, além de devolverem conforme disse o profeta, os líderes de Israel os alimentaram e os vestiram (v. 15). Deus põe limites ao pecado, mas humilha àqueles que O deixam por causa do pecado. Diz Matthew Henry, “Os que não se humilham sob a Palavra de Deus, serão justamente humilhados por Seus juízos”. Arrogantemente Acaz abandonou toda a adoração e inclusive a falsa aparência de adorar a Deus. Ele cortou em pedaços os utensílios do templo de Deus e o fechou, fazendo para si mesmo altares em diversos locais da cidade (vs. 24-25). Deus indignou-se! Imagine se Deus não agisse? Deus age e julga, e, a lição que devemos aprender é: podemos escapar do julgamento final unicamente por meio do arrependimento, súplica do perdão e dos méritos de Cristo na cruz. Faça isso e viva com esperança e segurança! A morte de Cristo nos livra da morte provocada pelo pecado, aceite-a!

Não se deve abaixar a guarda para o mal, o pecado e as ciladas do diabo. Consagremo-nos dia após dia, mais intensamente quanto mais se aproxima o fim do tempo do fim. Porém, infelizmente o oposto está ocorrendo. Quando se deveria ler mais a Bíblia é quando menos se lê. Que tipo de vitória os crentes terão sendo tão negligentes com aquilo que é tão importante? Veja as estatísticas: Oswaldo Paião entrevistou 1255 pastores e líderes religiosos de várias denominações com relação à leitura da Bíblia. O resultado? 50,68% deles nunca leram a Bíblia toda. Por quê? Segundo os entrevistados, a maioria deles corre o dia todo resolvendo problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Será que os membros da igreja têm mais tempo que os pastores para lerem a Bíblia? Se tivessem, igrejas que hoje estão cheias esvaziariam ou fechariam. Pois quem conhece a Bíblia percebe facilmente quem não a conhece. Quem conhece a Deus veria Acaz e perceberia claramente que ele estava distante dEle. A falsa religiosidade levou Acaz ao desespero e conduziu o povo à ruína (II Crônicas 28:16-27). A mesma coisa acontecerá àqueles que, por não examinarem profundamente a Bíblia toda (Mateus 4:4; 22:29) são fãs dos falsos mestres. Estes serão destruídos pelo erro como foi Acaz, líder do povo de Deus na época (II Pedro 2:1-3; 3:16). Então, vamos estudar mais a Bíblia? Vamos fugir do erro e correr para Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...