sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 29
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
É possível um filho tomar uma atitude totalmente diferente de um pai que só cometeu erros. O Espírito Santo está trabalhando no coração de toda e qualquer pessoa, até mesmo no coração dos filhos de pais rebeldes, idólatras e perversos. O reinado de Ezequias é totalmente diferente do reinado de seu pai Acaz. Ele reabre o templo que seu pai fechou. Ele restabelece a verdadeira adoração onde seu pai estabeleceu a falsa. Ele dirige a nação durante a Páscoa e restaura os levitas em sua posição legal na coordenação da adoração, contrastando completamente com a atitude de seu pai (II Crônicas 29). A confiança em Deus é digna de observação, ainda mais na juventude (v. 1). A primeira atitude do jovem Ezequias no trono foi reabrir o templo, colocar Deus em primeiro lugar em sua vida e na vida do povo (v. 3). É preciso pessoas de atitude, que tomam iniciativa em fazer a vontade de Deus (v. 2). Há um pensamento que diz: "As pegadas na areia do tempo não são deixadas por pessoas sentadas, mas por homens e mulheres que se aventuram em cumprir a vontade de Deus". É preciso que se levante jovens consagrados em nossa geração, que como Ezequias, tem visão espiritual do que se deve fazer e força sobrenatural vinda do Céu para administrar um reavivamento e reformas espirituais onde seu próprio pai havia feito uma deforma espiritual. Não importa de quem você é filho, seu pai pode ser um bêbado, um idólatra, um ateu, mas você pode ser um grande filho nas mãos do Pai Celestial!

Nos dias atuais as práticas pagãs estão adentrando na igreja. Unhas pintadas, coloridas e floridas, roupas indecentes, ornamentos como pulseiras, correntinhas, colares, brincos, sem contar os estilos musicais e de cultos introduzidos na igreja e outras coisas mais. Diante disso, te convido a observar atentamente a II Crônicas 29, permita que Deus te fale e use para fazer a diferença. Ezequias ousadamente tomou iniciativa e restaurou a adoração correta na igreja/templo. Além disso, ele não perdeu tempo em erradicar toda e quaisquer práticas errôneas dentre seu povo, porque aparentemente sabia que, não importa quantas coisas boas instituísse, não importa quantas formas e tradições adequadas fossem seguidas, a existência de práticas pecaminosas iria fazer envenenar tudo. O veneno da vaidade impede qualquer pessoa de ter intimidade com Deus. Qualquer prática errada atrapalha o crente de ter um relacionamento íntegro com Deus. É muito fácil nos enganar com reavivamento e reforma. Aqui neste mundo, ainda que tenhamos uma visão limitada, fraca e obscura, e mesmo que nossa natureza humana pecaminosa nos enfraqueça, nada serve de desculpa para nossa negligência e desobediência. O pecado anula a utilidade de qualquer pessoa em sua geração. Por isso, hoje, faça a seguinte pergunta: Considero a comunhão com Deus de tão pouco valor que, por amor a uma concupiscência vil, quase não deixo o mínimo de espaço para Jesus em meu coração? Pense e aja corretamente!

Desleixo e relaxo espiritual ajunta lixo imoral na vida de pessoas religiosas. A sujidade espiritual com o tempo se transforma em imundícia moral e espiritual. Por isso, nos dias de Ezequias (II Crônicas 29), depois de pedir aos líderes espirituais que se consagrassem e abandonassem as práticas erradas e a infidelidade dos pais (vs. 4-19), o culto de reabertura do templo foi de expiação pelo pecado (vs. 20-24). O texto revela que para a adoração pública é preciso preparação do coração, consagrar-se diante de Deus antes de entrar na Casa dEle. No templo foram levados bodes para sacrificá-los a Deus, os sacerdotes puseram as mãos sobre eles, indicando-os assim como substituto de sua vida e transferindo os pecados para os mesmos (v. 23), eles eram símbolos da morte de Cristo em lugar do pecador. Os sacerdotes mataram aos bodes para fazer expiação (v. 24) revelando assim que o povo de Deus sempre foi salvo no Antigo Testamento mediante a antecipação da morte de Cristo na cruz. Depois de tudo purificado o povo se alegrou pelo que Deus fizera por meio de Ezequias (v. 36). A alegria reina no coração do povo de Deus quando as pessoas se dispõem a abandonar toda e qualquer prática que Deus não aprova. Alegria é sinônimo de vida, perdão e paz - Deus quer pôr tudo isso em teu coração hoje! Hoje é o dia de preparação para o culto sabático, prepare-se para te encontrares com Deus!
 (Heber Toth Armí) #rpsp

Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...