sábado, 11 de maio de 2013

Lições de Vida

Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas 23

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

O mal é como praga, se não destruir, rápido se propaga. O pecado é como pólvora, queima até explodir causando terrível desgraça. Após a morte de Acazias, sua mãe assumiu o trono – que petulância! Assim agem os que são dominados pelo pecado. Ela ocupou o trono por seis anos, nos quais matou os descendentes de Davi, menos Joás. Ela usurpou o trono, pois ela não era descendente nem mesmo distante de Davi. Seu reinado marcou a única interrupção na linhagem direta de governo da casa de Davi. Isso mostra que se não houver cuidado e vigilância, o pecado invade, alastra-se e infiltra estupidamente na vida das pessoas, na sociedade, no governo e na igreja. De II Crônicas 23 destaca-se o seguinte:
1. Quando o pecado invade, líderes religiosos devem convocar devidamente pessoas que impeçam a proliferação do mal (v. 1).
2. Um plano deve ser elaborado em segredo visando a proteção do templo e da verdade (vs. 2-10).
3. O povo deve se unir e proclamar a verdade a fim de revelar a mentira, a falsidade e a petulância das pessoas más (v. 11).
4. Todo o povo de Deus deve focar na restauração da verdade e da promoção dos planos de Deus (vs. 12-21).
Se Atalia destruísse toda a família real de Judá (II Crônicas 22:10), a linhagem do Messias terminaria. Assim, o diabo queria acabar com o plano de salvação e levar a humanidade a irremediável perdição, mas Deus proveu pessoas corajosas que lutaram pela promessa! Com esse relato aprendemos a crer e defender a verdade!

Sobre riscos nas decisões a serem tomadas não existe melhor livro que “Risco calculado”, do mais renomado neurocirurgião do mundo. Ben Carson apresenta que tudo na vida é arriscado; fazer ou não fazer nada, tem riscos. Fazer o mal tem risco tanto quanto fazer o bem. Certamente que para se alcançar o grande propósito de Deus para a vida é preciso arriscar-se, quando isso é feito calculadamente, mas com ousadia, é possível influenciar o mundo deixando um grande legado para a geração futura. Se Jeosabeate, no capítulo anterior, foi ousada e corajosa ao tomar e proteger Joás da mira da malvada Atalia; os sacerdotes foram ousados ao aclamar um menino rei aos oitos anos de idade e destruir a Atalia, a usurpadora do trono de Davi (ou mesmo de Deus – II Crônicas 9:8), com Matã, o sacerdote de Baal (II Crônicas 23:12-21). Quando Joiada decidiu que era tempo de subverter Atalia, ele planejou tudo cuidadosamente. Ele executou o golpe no seu reinado durante a troca regular da guarda do Templo que acontecia no sábado. Era o dia de muita movimentação de homens armados e não atrairia muita suspeita. Sendo que Atalia adorava Baal ela não frequentava o Templo. Temos de saber agir com ousadia, mas não sem sabedoria, em prol da verdade! Calcule, ouse e haja confiando em Deus que a vitória vem! Ore, clame a Deus e avance para vencer!

A vitória contra as astutas ciladas do Diabo deve ser trilhada por meio da consagração, através da oração. Lutero dizia: “se eu fracassar em investir duas horas em oração cada manhã, o diabo terá vitória durante o dia”. Joiada levava as coisas espirituais a sério, ele não permitiu que Atalia fosse morta no templo para não profaná-lo (II Crônicas 23:14). Depois da execução dela, ele liderou uma aliança entre ele e o povo para que tornassem povo do Senhor. Ela falava sério, ele queria que todo o povo fosse novamente do Senhor. A mensagem é impactante e intrigante. Eles já não eram o povo do Senhor? Esse título não vem automaticamente pelo sangue ou pela ligação com a igreja de Deus; do contrário, seria desnecessário insistir para o povo renovar a aliança com o Senhor. Os versos 23:16-21 tem os passos utilizados por Joiada para levar o povo a um reavivamento e reforma:
1. Eliminar tudo o que impede servir a Deus: a rainha que usurpara o reino de Davi foi destruída;
2. Eliminar práticas pagãs de nossa cultura: os altares pagãos foram derrubados;
3. Eliminar falsos líderes religiosos: os sacerdotes de Baal foram mortos;
4. Restaurar o culto bíblico: o sacerdócio levítico foi restabelecido;
5. Restaurar a ordem e a reverência na igreja: porteiros foram designados para preservar a pureza e a ordem no templo.
Às vezes precisa-se agir ousadamente, principalmente ao lidar com as influências pagãs da cultura secularizada. Pense nisso e tenha um feliz dia do Senhor!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...