quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lições deVida


Leia na Bíblia- Esdras 6
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Se o mundo estiver contra você, fique do lado de Deus mesmo que pareça desafiador; pois, se Deus estiver a seu favor e o mundo inteiro juntamente com as hostes satânicas se oporem, que o mundo e as hostes satânicas se preparem para ver o que Deus pode fazer em prol de Seu povo, mesmo sendo um remanescente pequeno. Depois da carta inquiridora de Tatenai a Dario solicitando investigar nos arquivos reais sobre o decreto de reconstruir o Templo, os relatos persas revelaram que Ciro realmente concedera a permissão para a reconstrução do templo. Veja, agora, o que Deus faz impossibilitando o inimigo, os críticos adversários, de impedirem Seus planos: Depois da carta, Dario, rei da Pérsia, da mesma forma que Ciro, permite os Judeus reconstruírem o templo (Esdras 6:1-7); além disso, Dario auxilia financeiramente com os tributos de seu governo para que seja terminado o projeto de Deus (vs. 8-12). A verdade é: sempre perde quem se levanta contra Deus e Seu povo. Os servos de Deus, que confiam nEle, sempre vencem; a vitória vem de uma maneira inesperada, milagrosa, inexplicável. Nas mãos de Deus, os Seus servos veem os males se transformarem em bênçãos. Com Deus, os problemas se transformam em trampolim para o sucesso. Quem depende de Deus usa os desafios como degraus para subir mais alto em direção à conclusão dos planos que Satanás não quer que prosperem. Vale a pena estar ao lado de Deus, mesmo tendo uma multidão contra você. Com Ele, a vitória é certa!

A missão que Deus nos confiou só pode ser concluída mediante Sua intervenção. Ele quer apenas que sejamos instrumentos para executar Seus desígnios aqui neste mundo caótico. Nenhum problema é insolúvel para quem confia em Deus e age com cautela, sabedoria e paciência regidas pelo Espírito Santo. Nada conseguirá impedir o avanço daqueles que dependem de Deus, inclusive para lidar com problemas complexos levantados pelos religiosos sem Cristo que se opõem aos projetos e programas da igreja. O Templo foi concluído mesmo que só uma minoria desejava sua conclusão (Esdras 6:13-15). Os cristãos são o povo de Deus depois da morte de Cristo que também passaram por um exílio; porém, bem maior que os judeus. A profecia aponta para 1260 anos de perseguição, martírio e, logo depois, a restauração (Daniel 7:25; 8:10-14; Apocalipse 11:2; 12:6, 14; 13:5). Neste período Deus levantou grandes reformadores; mas o exílio terminou em 1798 com o martírio do Papa Pio VI pelas mãos do general francês Berthier. Logo depois o reino de Deus, regido pelas leis divinas, começou a ser reconstruído no coração do povo. Da mesma forma que houve opositores no passado, os cristãos depois de seu exílio também enfrentaram grandes oposições, inclusive por pessoas que se diziam protestantes, evangélicas e cristãs; mesmo assim, o remanescente avançou. Hoje temos acesso à Bíblia que fora proibida por muitos anos ao povo! Deus venceu mais uma vez, Ele sempre vencerá!

Alegria reina entre o povo que cumpre a missão de Deus. A obra de Deus relacionada à reconstrução do templo foi concluída mesmo contra a vontade dos povos vizinhos de Jerusalém (Esdras 6). Isso revelou o poder, a graça e a intervenção miraculosa de Deus, o que resultou em celebração; ofertas foram trazidas para Deus e novamente a páscoa foi celebrada (Esdras 6:15-22). Quando não há alegria, entusiasmo e motivação entre os membros da igreja, alguma coisa não está bem: certamente é a saúde espiritual dos membros. Todavia, tudo se transforma com a chegada do avivamento. Imaginando a alegria do povo de Deus neste capítulo, conclui que avivamentos verdadeiros não carecem de emoção, prazer e alegria; a emoção é real, nítida e, é parte do reavivamento espiritual. Porém, a falta de reavivamento está ligada com a falta de obediência à ordem prioritária de Jesus de fazer discípulos de todas as nações. Saber da orientação de Deus e desobedecer, receoso do sacrifício envolvido, impede uma igreja de alcançar reavivamento espiritual. Para aqueles que se empenham, lutam e agem conforme “o mandato do Deus de Israel” (v. 14) celebrarão festa ao Senhor (v. 22). Deus proporciona tanta alegria a seu remanescente fiel, trabalhador e perseverante a ponto de não acharem que o sofrimento foi demais (vs. 16-17, 19-22). Deus não alivia as dificuldades enfrentadas pelos Seus servos em Sua obra, mas faz o resultado valer a pena! Avancemos com fé!
 (Heber Toth Armí) #rpsp
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...