terça-feira, 9 de abril de 2013

Reavivados por Sua Palavra-I Cônicas 20

Leitura Biblica  - I  Cônicas 20-
Comentários do Pr. Jobson Santos

Tudo parecia ir bem em israel. Ano após ano, os inimigos eram derrotados e as bênçãos de Deus eram tomadas como certas. As coisas iam tão bem que Davi não viu necessidade de acompanhar o exército no ataque a Rabá, capital dos Amalequitas.

O sucesso tem seus riscos. A ociosidade, os pensamentos impuros, a vaidade e tantos outros males florescem mais em tempos de prosperidade do que em tempos de adversidade.

Enquanto Joabe e os soldados arriscam a vida, Davi condescende com pensamentos sensuais e é vencido por eles. Envolve-se com Bate-Seba e ordena o assassinato de Urias. Triste fim para passatempos que pareciam inofensivos. O salário do pecado é a morte. Pensamentos errados, geram sentimentos impróprios que culminam em ações desastrosas.

Quando a capital amalequita já estava praticamente vencida, Davi foi chamado para comandar o ataque derradeiro. A cidade de Rabá foi deixada em ruínas e Davi recebeu as glórias. Opressão e violência se seguiram. Muitas cidades amalequitas foram assoladas e o povo obrigado a trabalhos forçados.

O fato de Davi ter usado a coroa do rei vencido recebeu grande destaque, mas aos olhos de Deus isso não era importante. Quando damos lugar ao pecado em nossa vida, nossa escala de valores fica prejudicada.

O que Deus valoriza é a retidão de vida, fruto da comunhão com Ele. Se não temos prazer em orar e meditar na bondade de Deus, se nossas práticas se inclinam para o exibicionismo e a opressão ao próximo, podemos saber que nossa vida é um fracasso, mesmo que recebamos o aplauso dos homens.

Vitórias externas não compensam derrotas internas. Por isso a Bíblia diz: “Mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” (Provérbios 16:32).

Justo juiz, “vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:24)
Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração



Curta e compartilhe: palavravivaeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...