quinta-feira, 4 de abril de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia I Crônicas 15
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Os grandes líderes não são aqueles que menos erram ou aqueles que são mais fortes, mas aqueles que aprendem com seus erros, se arrependem deles e mudam de atitude. Davi não desistiu de buscar a arca só porque Uzá fora morto instantaneamente por Deus ao tocar nela. Desta vez ele foi bem-sucedido porque seguiu cuidadosamente a orientação de Deus (I Crônicas 15). Desta vez os sacerdotes e os levitas se consagraram e carregaram-na segundo as orientações bíblicas (vs. 1-15).

Há três tipos de pessoas; primeiro, aquelas que erram e nunca aprendem de seus erros, portanto, vivem sempre as trágicas consequências de seus erros e só reclamam da vida; 2) segundo, aquelas que, como Davi, ao errarem e sofrerem as consequências de seus erros se arrependem, pedem perdão e nunca mais cometem os mesmos erros; e, 3) terceiro, aquelas que aprendem dos erros dos outros e não os cometem, por isso não sofrem as trágicas consequências de tais erros. Qual destes três tipos de pessoa você é?

Parece que Deus quer que você seja do terceiro tipo, pois a Bíblia conta os erros e os acertos de seus personagens a fim de que não sofras como eles para aprender as lições que eles aprenderam. Você pode aprender sem sofrer olhando para o sofrimento deles. Deus quer te livrar dos sofrimentos, por isso Ele te orienta através de exemplos práticos o que pode acontecer com certos tipos de comportamentos. Aprenda com os erros das personagens da Bíblia e viva bem sucedido e feliz!

A música para louvor a Deus deve ser feita com muito cuidado, atenção e reverência. Davi, sendo um músico talentoso, preparou o povo para cultuar a Deus preparando cuidadosamente uma orquestra completa destacando três coros de levitas sob a direção de Hemã, Asafe e Etã (I Crônicas 15:16-24). A música da igreja não deve ser feito de qualquer jeito, sem reverência e por qualquer um. Há muito gente indo à frente para se aparecer, exibir sua voz e seus talentos, não para adorar a Deus. Tem muita gente que não busca apresentar um louvor segundo a ordenança bíblica, então não é louvor (vs. 13) e Deus não aceita. Para ir à presença de Deus todos devem se consagrar (v. 14) seguir às ordens reveladas na Bíblia, conforme a Palavra de Deus (v. 15). Tem mulheres indo de roupas curtas, saia curta e blusas ou vestidos curtos e decotados. Aparece a barriga, partes dos seios, as pernas, etc... é uma verdadeira exposição sensual. Ainda bem que Deus não está agindo agora como agiu no caso de Uzá que desrespeitou as coisas de Deus e foi morto; abrindo, assim, uma brecha no povo de Deus (v. 13). Entretanto, com Deus não se brinca; logo virá o juízo e todos os que brincaram verão que a santidade de Deus é um assunto sério. Não deixe para aprender isso só no dia do juízo. Seja hoje um sério adorador do verdadeiro Deus; louve ao Senhor com todo o teu coração e mente, isso resultará em alegria (v. 25).

Somente a adoração bíblica é legítima aos olhos de Deus. Há muitos que pensam que para Deus qualquer coisa serve. Muitos pregam sem se preparar, outros expõem as lições bíblicas sem o devido preparo e tem aqueles que cantam de qualquer jeito, sem consagração e preparo espiritual. Creio que se Deus permitisse que alguém caísse duro como Uzá a liderança da igreja aprenderia a lição tão rápido como Davi e haveria um tremendo reavivamento na música da igreja (I Crônicas 13 e 15), mas Deus quer que aprendamos com o erro dos outros. A mais pura alegria e felicidade alcança o coração de todo aquele que se arrepende de seus erros, se consagra a Deus, depende Dele para tudo e o louva com singeleza de coração. Há grande alegria em Davi e no povo quando transportam a arca sagrada de forma correta a Jerusalém, alegria tão grande que Davi pulava por não se conter de tamanha felicidade a ponto de ser mal interpretado por sua esposa (15:25-29). É tempo de buscarmos as orientações bíblicas para cultuarmos corretamente a Deus a fim de que nosso louvor não seja de boca para fora, mas de coração. É tempo de reavivarmos nossos momentos de adoração musical, seguir as prescrições bíblicas e banir toda e qualquer pessoa de dirigir um louvor caso ela não esteja preparada física, emocional e espiritualmente. Só assim a alegria brotará espontaneamente na adoração e nos adoradores. Cante, louve e adore com fervor e alegria ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...