quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia- Hoje vamos ler I Crônicas 14
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
A voz do povo nunca foi e nunca será jamais a voz de Deus. Nem sempre na maioria de conselheiros há sabedoria, pois a verdadeira fonte de sabedoria é Deus e não está com os homens, por mais sábios que estes sejam. É mais importante aprender a consultar a Deus que aos homens (I Crônicas 14). No capítulo anterior (13), Davi consultou o povo se agradou da opinião dele para buscar a arca de Deus da forma em que foi feito; todavia Deus demonstrou grande desagrado quando precisou fulminar a Uzá por tocar na arca que vinha sobre carros puxado por bois. Como Davi, é comum nós seres humanos colocar a opinião do povo acima da opinião de Deus; parece mais fácil e mais cômodo consultar o povo do que consultar diretamente a Deus, porém o resultado não é o mesmo. Devemos aprender que na questão religião não é a quantidade de pessoas acreditarem em certas coisas ou quantos anos se tem acreditado em algo que torna isso uma doutrina ou uma crença verdadeira. A tradição pode estar errada; nossos antepassados, equivocados; a sociedade, enganada. Devemos levar nossa crença à Bíblia e deixar que a luz dela defina em que se acreditar. Devemos ir diretamente a Deus com humildade, oração e determinação de confiar plenamente em Suas orientações. Faça isso, até que vejas por ti mesmo um claro "assim diz o Senhor" e não um "assim diz o povo" ou um "assim diz o pastor ou padre"; "não esperem que ser humano algum interprete a Bíblia para vocês" (EGW).

Não se pode ter uma religião emprestada. Não se recebe geneticamente a religião dos pais. Cada pessoa, cada pai e cada filho deve ter uma experiência pessoal e individual de intimidade com Deus pela fé através de Jesus Cristo, que é o único caminho de acesso a Deus. A conversão deve ser uma experiência individual e nunca familiar ou coletiva. "Vocês precisam ir a Jesus Cristo a cada passo. Com o sangue de Jesus em seu poder purificador, façam suas petições a Deus e orem a Ele com fervor, estudando a Bíblica como nunca antes" (EGW). "Davi consultou a Deus" (I Crônicas 14:10) e "tornou Davi a consultar a Deus" (v. 14). Nas duas vezes Deus lhe respondeu diretamente orientando-o no que fazer (vs. 10, 14-15). Desta vez ele não consultou o povo como fizera no capítulo anterior. Ele aprendeu a lição, consultou a Deus diretamente, dependeu Dele em cada um de seus passos, fez exatamente conforme Deus lhe respondeu e orientou; por isso, alcançou a vitória e, por honrar a Deus seu nome foi honrado pelas pessoas. Será que Deus amou mais a Davi do que nos ama ou não consultamos a Deus como Davi consultou? Será que Deus era mais presente na vida das pessoas antes de Jesus morrer na cruz ou as pessoas eram mais dedicadas a buscar a Deus do que nós? Será que Deus não está mais interessado em nos dar respostas diretas como deu a Davi ou nós não O buscamos diretamente para receber dEle orientação? Estamos dispostos a buscar a Deus como deveria?


A vida neste mundo não é fácil. As hostes inimigas não dão sossego, ainda mais quando se quer fazer a vontade de Deus (I Crônicas 14). É por isso que neste mundo a arte de vencer se aprende nas derrotas (I Crônicas 13 e 14). Só há beleza na luz quando existe noite. Vejo nestes dois capítulos que as únicas desgraças completas são aquelas com as quais nada se aprende. Vida com Deus não é uma estufa espiritual que elimina ou te afasta de todos os teus problemas. Vida com Deus não é um passeio em um cruzeiro ou em um transatlântico de luxo; aliás, vida cristã é mais parecido com um campo de batalhas. Assim que nos posicionamos ao lado de Deus o inimigo se levanta para atacar. Seus agentes querem roubar a paz de um relacionamento com Deus e nos destruir como aconteceu logo que Davi tornou-se rei do povo de Deus e procurou imediatamente resgatar a arca sagrada. Como Davi, devemos aprender que, nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder as bênçãos que poderíamos ganhar (13:14). Além disso, precisamos aprender que, para vencer e não esmorecer, é preciso clamar e depender de Deus; orar e seguir as sábias e perfeitas orientações divinas. Se consultarmos a Deus em tudo e fizermos tudo o que Deus nos ordenar, certamente venceremos quaisquer obstáculos que o inimigo derrotado nos colocar no caminho. Então, não vacile; tenha fé, confiança e submissão a Deus hoje e sempre e serás vencedor a cada dia! (14:16-17).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...