terça-feira, 2 de abril de 2013

Lições de vida


Leia a Bíblia- Hoje I Crônicas 13 
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)

Deus não aceita uma obediência superficial, não se trata frouxamente aquilo que é sagrado e santo (I Crônicas 13). Deus havia dado instruções específicas em relação ao transporte da arca por intermédio de Moisés. Ninguém a não ser os sacerdotes, descendentes de Arão, deviam tocá-la, ou mesmo olhar para ela, estando descoberta (Números 4:15). Os sacerdotes deviam cobrir a arca, e então os coatitas deviam carregá-la pelas hastes, as quais eram colocadas em argolas de cada lado dela, e nunca se removiam. Essas regras foram negligenciadas. Ao trazer a arca de volta a Jerusalém todos iam com exultantes aclamações, e com cânticos de regozijo, unindo-se melodiosamente uma multidão de vozes com o som de instrumentos musicais. Fazia muito tempo que Israel não via uma cena de triunfo como aquela. Com alegria solene o vasto cortejo serpeava por entre colinas e vales em direção à Jerusalém. Mas, “chegando à eira de Quidom (Nacom), estendeu Uzá a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçaram. Ascendeu-se a ira do Senhor contra Uzá e o feriu por ter estendido a mão a arca. Pelo que morreu ali perante Deus” (I Crônicas 13:9-10). Desta forma, quando se faz as coisas de Deus relaxadamente, a alegria pode se transformar em terror, um dia feliz num dia de tristeza e luto e, a festa num funeral. Como diz Matthew Henry, "Que o pecado de Uzá advirta a todos para cuidar-se da presunção, a pressa e a irreverência ao tratar das coisas sagradas".

Para Deus os fins nunca justificam os meios. Interessante que por causa do ocorrido (I Crônicas 13:9-10) Davi ficou espantado e grandemente alarmado, e intimamente colocou em dúvida a justiça de Deus (v. 11) ao invés de colocar em dúvida a sua obediência. Fazemos a mesma coisa, ao sofrermos as consequências da desobediência ficamos indignados com Deus e não conosco mesmos. Quem erra sempre é o ser humano, Deus não. Para impedir a arca de cair, Uzá tocou nela. Aparentemente não foi nem um toque desrespeitoso ou profano. Parecia um toque necessário, até emergencial. Mas Deus não levou isto em consideração. Foi tocar e cair fulminado, imediatamente. O quadro geral indica que a sorte de Uzá foi um juízo divino pela violação de uma ordem clara diretamente de Deus. Tais instruções tinham a finalidade de proteger a vida dos responsáveis por ela (Números 1:51; 4:19-20), desconsiderá-las era perigoso. Assim, no trazer a arca de Quiriate-Jearim num carro, mesmo que novo, houve uma desatenção direta e indispensável às determinações divinas. Para Deus, os fins jamais justificam os meios! Achar que a maneira que queremos fazer as coisas a Deus é tão boa quanto a maneira por Ele orientada resulta em desaprovação. Pelo juízo sobre Uzá, era a intenção divina ensinar-nos quanto à importância de dar estrita atenção aos requerimentos sagrados. É fundamental que aprendamos a lição!

A lição principal que aprendi com o Espírito Santo em I Crônicas 13 é que em coisa sagrada não se toca. Portanto, não trate com leviandade aquilo que Deus separou para Si. Deus fulminou Uzá, não meramente com um juízo sobre ele por seu ato precipitado e infiel em segurar a arca; mas como uma admoestação a Davi, sacerdotes, levitas e todo o povo e como uma repreensão para todas as gerações futuras, inclusive a nós a tomar cuidado com a ordem divina em todas as questões daquilo que é sagrado e santo. Além da arca há outras coisas consideradas na Bíblia como sagradas e ninguém pode tomá-las para si; não pode, nem mesmo tocá-las inapropriadamente, pois pertencem com exclusividade ao Senhor; veja:

1. Não toque na igreja como bem entender, não critique, não fale mal; pois ela é sagrada (Atos 9:3-5).
2. Não toque na Bíblia de qualquer jeito, não a use de forma errada; pois ela é sagrada (Apocalipse 22:18-19).
3. Não toque o teu corpo de forma errada, não beba ou coma o que o contamina; ele é o santuário divino (I Coríntios 3:16-17).
4. Não toque no sábado, não faça o que quiser; ele é um dia santificado (Ezequiel 22:26; Êxodo 31:15).
5. Não toque nos dízimos e nas ofertas, entregue todos a Deus; pois eles são santos (Malaquias 3:8-10).

Esse relato ilustra o que acontecerá no dia do juízo com aqueles que negligenciam o que é santo aqui neste mundo contaminado com o pecado. Então, respeite as regras e o Deus que as instituiu e viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...