domingo, 28 de abril de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- II Crônicas  10
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
A vida é feita de decisões. As maiores decisões são aquelas que alteram o curso de uma vida inteira ou até mesmo de uma nação. As piores decisões são aquelas tomadas sem amor, sem misericórdia e sem piedade. Qualquer ação de liderança sem amor não funcionará, aliás, trará problemas, grandes problemas. E, amor só existe em Deus; assim viver sem amor ou realizar quaisquer coisas sem amor implica em viver sem Deus; sendo que viver sem Deus é a pior experiência que alguém pode ter. Em II Crônicas 10 Roboão torna-se rei depois que seu pai Salomão reinara por 40 anos. Roboão assumiu um reino grande e estruturado, ele o fez sem pedir ajuda divina como seu pai fizera, iniciando sua liderança com ameaça e severidade a ponto das tribos do norte se revoltarem. É mister reconhecer que tem gente que causa seus próprios problemas. Atitudes erradas provocam reações indesejadas. Reações indesejadas causam confusão, conflito e revolta, e aquele que causa pode pensar que não tem nada a ver com tais reações. Quem não é guiado por Deus terá grandes dificuldades para reconhecer seu erro, sendo que será muito mais fácil e prático acreditar que o erro é sempre dos outros. Convido você a refletir sobre tuas atitudes, tuas decisões e tuas dificuldades. Será que a vida não está difícil porque você mesmo a torna difícil? Será que não é você mesmo que está estragando a tua vida e a vida dos outros como fez Roboão? Se é isso, ainda dá para se converter! Busque a Deus!

Pedir conselhos é bom, ruim é não saber discernir quais conselhos são bons. Diante da incapacidade humana é sempre importante pedir e ouvir conselhos - ninguém é sábio o bastante para não precisar deles. Geralmente quem não ouve conselhos passará por piores dificuldades do que aqueles que ouvem conselhos; porém, é necessário saber a quem pedir conselhos e discernir quais os resultados de cada um deles. Infelizmente os jovens, geralmente, estão mais propensos a ouvir conselhos errados, ignorando bons conselhos. Até II Crônicas 10 boa parte da história de Israel foi tranquila. Os dois últimos reis, Davi e Salomão, lideraram um reino que avançou na terra que Deus havia prometido dar aos israelitas. No entanto, toda a harmonia, tranquilidade e paz do povo de Deus se esvaiu por causa da divisão causada por um rei irresponsável diante de Deus. Nenhum bom líder deveria tomar qualquer decisão ou agir em qualquer situação sem pedir conselhos a Deus. Davi aprendeu isso, mas seu neto não. Para aqueles que têm percepção espiritual é bem visível quem tem e quem não tem intimidade com Deus, quem busca e quem não busca conselhos com Deus, quem depende e quem ignora Deus. Aqueles que conhecem a Deus lutam com amor pela paz e aqueles que não O conhecem ferem aos outros, humilham, em fim, agem sem amor. Reflita: Você conhece a Deus? O que as tuas atitudes revelam? Seja sincero(a) e tome uma decisão sábia hoje mesmo!

O amor é uma experiência do coração, é invisível; porém, sua manifestação é claramente visível. O amor é a evidência pública da intimidade de alguém com o Deus. Sem amor, os mais ousados desejos humanos perdem o sentido e resultam em conflitos. O amor sempre busca somente o máximo bem do próximo, que não foi o caso de Roboão (II Crônicas 10). Um líder sem amor é a pior coisa que pode acontecer na política, na religião, no trabalho, na família, etc. A liderança com amor age consciente em promover a felicidade, a paz, o sucesso e a prosperidade sem explorar os liderados. A liderança sem amor pensa na autoridade e no poder sobre os outros, a liderança com amor pensa em servir e valorizar os outros. A liderança sem amor age por medo de perder a posição, a liderança baseada no amor treina líderes para ocupar altas posições, inclusive pensa num substituto! O líder que ama é respeitado, já o que não ama é temido. O líder que ama será amado, já o que não ama será odiado. O líder que ama será aceito, por outro lado, o líder que não ama será rejeitado. Ou seja, para quê liderar se não tem amor? Se você é líder saiba que sem amor a tua liderança será um fracasso total, então nem comece! No entanto, se você quer ter sucesso, ame; e saiba que a única forma de amar é indo a mais pura fonte do amor: Deus é amor (I João 4:8). Precisamos urgentemente reformar nosso coração, precisamos do amor de Deus transbordando nele! Busque-O e tenha uma boa semana!
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...