sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lições de Vida


Leia na Bíblia- I Crônicas 16

Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O servo e a serva de Deus deve ser primariamente um homem ou uma mulher de oração. O nível de consagração de cada pessoa determinará o nível de influência sobre aqueles que não conhecem a verdade. As pessoas que prevalecem em sua busca por Deus têm mais sucesso na vida pessoal quanto pública. Destaco alguns pontos de I Crônicas 16:

1. Não devemos confundir emocionalismo com consagração: Em I Crônicas 13:8 diz que "Davi e todo o povo se alegrava perante o Senhor com todas as suas forças, com cânticos", e com vários instrumentos. Porém Deus não se agradou, não era reavivamento. Reavivamento é muito mais do que êxtase de sentimentos (16:1-6).
2. A Bíblia deve ser o guia de cada cristão, não as opiniões e ideias de pessoas: Davi tomou providências para que tudo se realizasse conforme a Palavra de Deus, pois percebera que as opiniões e práticas humanas não estão em harmonia com Sua Palavra. Os que desejam realmente ser reavivados examinam a Palavra de Deus com paciência, com oração e com humilde contrição (vs. 7-36).
3. Se o reavivamento for genuíno, o compromisso e o amor de Cristo aparecerá no lar, no trabalho, no mercado e na igreja: A consagração não depende de um momento ou de um determinado local, é uma atitude contínua em todas as áreas da vida (v. 43). A vida toda da pessoa consagrada se torna em adoração a Deus!

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações. Os primeiros Dias de Ação de Graças eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na penúltima quinta-feira de novembro. Mas Davi apenas celebra as ações de Deus em I Crônicas 16 independente de ser ou não feriado:

1. Definição de culto bíblico de ação de graças: É um culto de adoração geralmente realizado na igreja com a finalidade de louvar e exaltar com exultação a Deus pelo que Ele fez.
2. Motivação para celebrar o culto de ação de graças: As pessoas vão à igreja com alegria celebrar as bênçãos recebidas de Deus, as quais temos todos os dias.
3. Objetivo do culto de ação de graças: Reconhecimento de que Deus é dono de tudo e que tudo o que nos dá tanto bens materiais tanto quanto alegria, prazer e felicidade vem dEle.

Desafio a você a fazer hoje à noite um culto de ações de graça em tua casa com tua família pela semana abençoada que você teve e assim receber o sábado com alegria com toda a tua família!

O capítulo de I Crônicas 16 é riquíssimo no quesito adoração. Ele deve nortear a nossa adoração ao nosso Deus. O cronista descreve os sacrifícios de Davi perante Deus (vs. 1-3), apresenta o coral que louvaria reverentemente diante da arca que representava a Deus (vs. 4-6); posta a composição de um salmo exclusivamente para exaltar e glorificar ao Deus que misericordiosamente nos ama, protege e cuida (vs. 7-36); e revela a ordem e a organização que exige um culto ao Soberano Deus cujo amor dura para sempre (vs. 37-43). Em seu salmo de adoração a Deus, Davi convidou os justos, os eleitos, para o culto (vs. 7-13), Ele exaltou a graça de Deus desde os dias de Abraão (vs. 14-22) e chegou ao ápice convocando toda a criação a adorar ao Criador (vs. 23-36). Em nossos louvores prestados a Deus, devemos fazê-los de coração, com sinceridade e espontaneidade, a fim de que Deus seja glorificado por nós através deles. Celebremos a Deus e Seu generoso Filho que deu-nos a Sua preciosa vida para salvar-nos. Regozije-se porque em Deus podemos ser salvos, libertos do pecado e ter esperança de vida eterna. Louve-O de manhã e à tarde todos os dias (v. 40) conforme tudo o que está escrito na Bíblia. Exalte o nome de Deus em público, convide seus amigos para louvá-lO e adorá-lO em Sua igreja. Meu desejo é que teu testemunho de adoração diário seja tão forte a ponto de influenciar amigos, parentes, vizinhos e familiares a uma adoração genuína ao grande e soberano Deus Criador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...