terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Projeto RPSP- I Reis 18

Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias
Hoje vamos ler:  I Reis 18--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/18

Este talvez seja um dos capítulos mais cheios de ação de toda a Bíblia. Continuando a ouvir a voz de Deus, Elias corajosamente convoca Acabe, rei de Israel, e a Bíblia diz: "Acabe foi ao encontro de Elias" a quem havia chamado de "perturbador de Israel."

Infelizmente, a frase utilizada por Acabe destaca a trágica realidade que, depois de três anos e meio de seca e três anos e meio de comprovada incapacidade de Baal em fazer qualquer coisa para Israel, o coração de Acabe permanecia inalterado e sem
arrependimento.

Talvez o momento mais marcante neste capítulo seja o confronto de Carmelo. O apelo irresistível de Elias ao povo ecoa até os nossos dias de hoje. "Quanto tempo você vai coxear entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O! Mas se Baal, segui-o." Esta questão incisiva nos lembra que não podemos servir a dois senhores. Não há espaço para o descuido egoísta em nosso discipulado a Jesus Cristo. Ou nós amamos a Jesus - ou não. Por muito tempo, muitos viveram sob a impressão equivocada de que Deus aceita nossa entrega parcial como se fosse uma entrega total a Ele. A história de Elias nos lembra que isso não é verdade. Em cada coração, há apenas um trono. Que todos nós possamos escolher como Josué, quando disse: "Quanto a mim e a minha casa serviremos ao Senhor."

Como é maravilhoso saber que o nosso Deus não é como Baal! Nosso Deus vive. Ele é real. Ele nunca está ocupado demais para atender aos nossos apelos de ajuda. "O que guarda Israel não tosquenejará nem dormirá" (Salmo 121:4). Em flagrante contraste aos cânticos e frenéticas palhaçadas dos 450 falsos profetas de Baal, temos a oração sincera, zelosa e humilde de Elias. E sabemos que Deus aprovou sua oração, porque o Céu respondeu com fogo.

Depois do fogo cair do céu e iluminar o topo da montanha, a Bíblia diz que Elias orou pela chuva, não uma ou duas vezes, mas sete vezes. Somente após a sétima vez é que Deus respondeu com uma pequena nuvem ao leste, do tamanho da mão de um homem. Por que Deus não respondeu à oração de Elias depois que ele orou pela primeira vez? Suspeito que Deus queria lembrar Elias que isso não tinha a ver com ele. Imagine quão fervorosa deve ter sido a oração de Elias. Quanto mais Elias orava, mais ele se esvaziava de si mesmo, até que, finalmente, ele clamou: "Senhor, isso não tem a ver comigo! Isso tem a ver conTigo!" E assim que Elias chegou a essa conclusão, ele viu uma pequena nuvem e sua fé lhe disse que era o suficiente! Deus havia respondido sua oração.

Quando pedimos algo a Deus, qual é o nosso verdadeiro objetivo? Estamos pedindo para o nosso próprio engrandecimento ou para a glória de Deus?

Se amamos a Jesus – tudo deve ser feito para a glória dEle.
Charissa Fong
Sydney, Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...