quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Projero RPSP- I Reis 5


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.
Hoje vamos ler:  I Reis 5--Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/5

Comentários do Pr. Heber Toth Armí
A verdadeira sabedoria não torna ninguém arrogante, individualista, exclusivista ou egoísta. A verdadeira sabedoria que vem do Céu sabe lidar com as pessoas, conterrâneos e estrangeiros. A sabedoria pura valoriza o aspecto social da vida, compartilha bons relacionamentos e mantém a paz. Esse relacionamento é visto entre o sábio rei Salomão e Hirão, rei de Tiro. Salomão valorizou as habilidades dos sidônios, reconhecendo publicamente ao dizer a Hirão: "bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios" (I Reis 5:6). A sabedoria que vem de Deus reconhece as limitações próprias e valoriza as qualidades dos outros. A sabedoria que vem de Deus torna a pessoa humilde, sincero e honesto. Como faz falta esse tipo de sabedoria nos dias atuais! Como seria bom se nas escolas, empresas e igrejas existisse esse tipo de sabedoria. Há muita discórdia, brigas e falta de paz porque falta a verdadeira sabedoria. As pessoas se desgastam tanto emocionalmente quando, se tivessem sabedoria, investiriam mais em relacionamentos e não gastariam suas energias em desentendimentos. Eleve hoje mesmo o teu nível de sabedoria, peça a Deus e Ele te dará. Ele disse que dará (Tiago 1:5).

"A Universidade deforma os alunos, abafa a criatividade, sufoca a arte da dúvida, destrói a ousadia e a simplicidade, rouba o que eles tem de melhor. Os jovens são treinados para usar a memória como depósito de informações, mas não a pensar, a ter sutileza, perspicácia, segurança, ousadia. Recebem diplomas, mas não sabedoria. Sabem falar de assuntos lógicos, mas tropeçam nas pequenas dificuldades emocionais" (Augusto Cury). Realmente, muitos jovens que cursam faculdades, muitas delas renomadas, enfrentam sérios problemas emocionais, não aprenderam a lidar com a vida. A ansiedade, o medo e a preocupação impera nas emoções de muitos intelectuais, simplesmente porque não sabem lidar com suas dificuldades emocionais. Além de conhecimento, é preciso sabedoria, e essa não se adquire fazendo faculdades, mestrados e nem doutorados; esse tipo de sabedoria vem de Deus, como diz o texto da leitura sagrada de hoje: "Deu, pois, o SENHOR a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo" (I Reis 5:12). Deus quer nos dar sabedoria, mas precisamos abrir mão de nossa ignorância e arrogância, então humildemente clamar a Deus por ela. Se você sente que erra com frequência, é nervoso, irritado, ansioso, tem muitos conflitos e acha que não tem qualificação intelectual para brilhar afetiva e profissionalmente, experimente buscar a sabedoria do Céu hoje mesmo e verás o resultado - Leia I Reis 5!

A história da redenção é a história da vitória de Deus sobre o abismo causado pelo pecado em Seu relacionamento com a humanidade. Para isso Deus pediu que Moisés construísse um santuário móvel para ser montado e desmontado no deserto. Por cerca de 480 anos os israelitas adoravam a Deus numa tenda, o tabernáculo, que era um santuário portátil, adequado à existência nômade de Israel durante o período do deserto (Êxodo 25-40). Mesmo depois de estabelecidos na Terra Prometida, os servos de Deus continuaram servindo-O no santuário central (Deuteronômio 12). O tabernáculo permaneceu como santuário portátil até que Salomão, influenciado por seu pai, construiu o primeiro templo, uma beleza arquitetônica para Deus. Isso revela que Deus e Seu povo deve estar agindo juntos sempre. Salomão priorizou a Deus e foi por Ele abençoado. Hoje devemos investir nossas habilidades em favor de Deus. A história da salvação continua, fazemos parte dela, e precisamos continuar avançando em nosso relacionamento com Deus, atraindo mais e mais adoradores aos pés do Salvador Jesus Cristo. Nosso tempo, talentos e tesouros devem ser investidos no templo de Deus. Coloque Deus em primeiro lugar em tua vida como fez Salomão e tudo o que você não conseguir realizar, Deus fará por você! Aproxime-se de Deus estudando e meditando em I Reis 5.
Pr. Heber Toth Armí

Comentários do Pastor Leo Ranzolin

E, finalmente, houve paz na terra! Este é o sonho de cada governante, embora existam aqueles tão ambiciosos que nunca estarão felizes. Davi era conhecido por ser homem de guerras e seu filho Salomão foi capaz de alcançar a paz. Até mesmo seu nome significa "pacífico" [heb: Shalomon]. Sabemos que não era a vontade do Senhor que Israel tivesse guerras e conflitos com seus vizinhos!

Um dos grandes desejos de Davi era construir um templo para o Senhor. No entanto, o Senhor não o permitiu fazê-lo e lhe disse que Salomão é quem executaria esse projeto. Ele recebeu esta missão do seu pai e tomou isso como uma grande responsabilidade durante o seu reinado. Para alcançar sua impressionante tarefa, Salomão iria precisar da ajuda de quem tinha as matérias-primas para concretizar seu sonho. Hirão, rei de Tiro, havia sido um grande amigo de Davi. Quando ele soube dos planos de Davi ficou muito feliz e enviou mensageiros a Salomão, dizendo que estaria disposto a ajudar. Hirão sentiu-se bem com as sábias palavras de Salomão, pois este elogiou a habilidade dos sidônios. Então houve uma troca entre madeira e comida Aparentemente, os fenícios e os sidônios eram muito bons em trabalhar com madeira e toras.

É incrível ver a amizade que se desenvolveu entre esses dois reis! Salomão foi capaz de testemunhar e de fazer que o Deus de Israel fosse conhecido por seus vizinhos. Isto é exatamente o que Deus espera de uma nação que pretende segui-Lo! É uma responsabilidade tanto dos governantes quanto do seu povo de conhecer as leis de Deus e os princípios que devem guiar seu país.

Esta aliança com o rei de Tiro ajudou Salomão estabelecer um dos períodos mais gloriosos da história de Israel. Salomão queria cumprir a promessa que havia feito a seu pai. Este forte desejo nasceu de um coração amoroso. Além disso, seu apreço pelo relacionamento com Deus o motivou a construir um magnífico templo para o culto! Este templo seria um símbolo da presença de Deus com o Seu povo.

Grandes pedras foram talhadas para a fundação da Casa de Deus. A fim de alcançar este grande sonho Salomão precisava de ajuda e trabalhadores. Cerca de 30.000 trabalhadores foram convocados. Durante um mês, eles trabalhavam no Líbano e depois ficavam dois meses em casa. Salomão novamente mostrou misericórdia e compaixão ao lidar com os trabalhadores.

Os empregadores de hoje, seguindo este exemplo de Salomão, bem fariam em demonstrar misericórdia e compaixão para com os seus trabalhadores.

Leo Ranzolin
Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...