domingo, 3 de fevereiro de 2013

Projeto RPSP 2 Reis 2


Projeto Reavivados por Sua Palavra-
Leitura de um capítulo da Bíblia todos os dias.

Hoje vamos ler:  I Reis 2 --Leia ou ouça em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1rs/2


Davi, então, chegou aos últimos dias de sua vida! Salomão, seu filho foi coroado rei de Israel. Davi sabe, por sua própria experiência que enorme tarefa e responsabilidade isto significava. Ele pode lembrar as provações e tribulações, as vitórias e decepções. Ele espera compartilhar com o novo rei um pouco da sabedoria que adquiriu durante o seu reinado. Salomão já havia demonstrado ter um coração generoso em suas relações com o seu irmão mais velho, Adonias.

Davi solicita a Salomão cinco providências ao ele começar o seu reinado:
(1) seja forte,
 (2) guarde os preceitos do Senhor, teu Deus, andando nos seus caminhos, mantendo os seus estatutos, mandamentos e testemunhos;
(3) trate com Joabe de acordo com a sua sabedoria. Você sabe o que ele fez para mim;
4) mostre benevolência para com os filhos de Barzilai;
5) lide sabiamente com Simei e não deixe que ele morra em paz. 
Davi queria que Salomão começasse com a casa limpa. Davi cometera muitos erros em seu passado e estava ciente disso. Ele esperava que seu filho aprendesse com suas experiências. Davi morreu, como registrado em I Cron. 29:28, "em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra."

O reino de Salomão está agora firmemente estabelecido e seu irmão Adonias comete outro erro. Ele quer Abisague, como sua esposa, a bela moça que serviu como uma enfermeira para Davi em sua velhice. Ao fazer isso ele estava procurando novamente obter o trono. Estava muito claro o que ele tinha em mente e ele pagou com sua vida por isto. Outra vítima foi Abiatar, o sacerdote. Por causa de sua amizade com Davi ele foi poupado e enviado para sua casa. Que experiência humilhante! Quando Joabe ouviu que Adonias estava morto, ele temeu por sua vida e fugiu para o santuário. Ele tinha sido culpado por seus crimes e deslealdade contra Davi. Sob as ordens de Salomão, Benaia, no comando do exército, foi até o santuário e matou Joabe. Faltava Simei. Ele quebrou seu juramento feito a Salomão de que não se ausentaria de Jerusalém, saindo atrás de seus escravos fugitivos e também pagou por isso com a vida.

Este capítulo revela algumas coisas: A maneira bonita e cortês como Salomão tratou sua mãe; o proceder enganoso e ambicioso de Adonias, que deveria ter aproveitado da bondade concedida por seu irmão e não abusado dela. Mostra também pessoas como Joabe, Abiatar, e Simei que cometeram sérios erros e que não foram fiéis a Davi.

O dia do juízo chegará para todos nós que não somos formos fiéis a Deus, fiéis à igreja, e fiéis aos nossos líderes.
Leo Ranzolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...