quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lições de Vida


Leia a Bíblia! 
Através da leitura de I Reis 18 e os comentários do Pastor vamos tirar lições para nossa vida hoje.


Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Ao olhar para a Bíblia Sagrada é possível perceber que a depressão, doença comum no século XXI, assalta profundamente até o crente. Elias havia sido um tremendo instrumento de Deus; todavia, foi acometido de depressão profunda. A depressão atinge o físico, o emocional e o espiritual. Elias estava esgotado, decepcionado e com medo do futuro. Depois de intensas atividades, desgastou-se; desejou ficar sozinho e pediu para morrer (I Reis 19:1-4). A depressão é doença real. Muitos pensam que depressão é “frescura”, mas não é. É uma doença psicológica real que precisa ser tratada como qualquer outra. O médico a trata apenas o aspecto físico, o psicólogo apenas o mental e muitos pastores apenas o espiritual. É por isso que muitos alegam que a depressão é o "capeta no coro". E consequentemente nenhum dos especialistas resolvem o problema. Então é melhor olhar para a depressão sob a ótica de Deus, como Ele especificou na Bíblia! Ânimo e coragem, disposição e ação - seja liberto de tudo o que impede a paz e a felicidade do Céu ocupar teu coração, pois da mesma forma que Deus desejou que Elias vivesse, Ele quer que você também tenha vida, vida em abundância! Curta a vida com Jesus aqui na terra aguardando viver eternamente com Ele no Céu! Essa esperança deve inundar o coração de todos, e que diferença faz! Experimente!

Ao tratar a depressão, Deus ensina a levar em consideração os aspectos físico, mental e espiritual:
• No aspecto físico (vs. 5-8) Deus nos mostra que é importante (1) uma alimentação correta - naturalmente saudável; (2) água em abundância – de 6 a 8 copos por dia; (3) descanso adequado – 8 horas de sono; e, (4), exercício físico – principalmente a caminhada intensiva.
• No aspecto mental (vs. 9-10, 13-14), Deus induz o depressivo a uma reflexão sobre a vida. Ele pergunta duas vezes: “O que fazes aqui?” e aguarda a resposta (psicoterapia).
• No aspecto espiritual (vs. 11-12, 15-21) o depressivo precisa saber quem Deus é realmente, (1) Ele não é uma energia – forte vento; (2) não é destrutivo como um terremoto; (3) queima de raiva e ódio de ninguém como o fogo. Ele é (4) paciente e misericordioso com voz mansa e calma. Ainda no ponto espiritual o depressivo que está se restaurando precisa aceitar os desafio de Deus e submeter-se aos planos divinos. Deus disse a Elias “vai” e Elias “partiu dali”; e você segue tudo o que Deus te pede?

Deus é o Médico dos médicos, Ele sabe tudo sobre tudo. Ele tem doutorado em todas as áreas da saúde e em todos os assuntos científicos. Ele sabe o que é melhor e que quê fará bem para o ser humano. Ele deseja que vivamos mais e melhor. Os profissionais da área da saúde devem dar mais atenção à Bíblia. E todos precisam aprender o segredo para revigorar a saúde, restaurar o doente e fortalecer os fragilizados. Compartilho o que aprendi estudando I Reis 19, sei que é simples a receita de Deus; mas também sei que é eficaz. Vale a pena conferir na prática:
1. Alimentar-se corretamente.
2. Beber água em abundância.
3. Descansar moderadamente.
4. Exercitar-se continuamente.
5. Refletir sobre a vida e sua existência.
6. Conhecer melhor a Deus.
7. Cumprir a missão desafiadora que Deus deixou.
8. Submeter-se inteiramente à vontade de Deus.
Vou fazer tudo isso hoje, quero estar bem fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Isso sim tem a ver com pleno reavivamento e reforma de vida! Deus te abençoe, te dê saúde e muitas bênçãos! Mas não espere deitado, de braços cruzados! Tome atitude como Elias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...