segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Atos 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 1 – Atos é o segundo volume escrito pelo Dr. Lucas ao aristocrata Teófilo apresentando o cristianismo. Primeiramente, demonstrou a raiz, Cristo, no evangelho; agora, em Atos, os ramos do cristianismo.

Assim inicia Atos: “Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi elevado aos Céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Depois do Seu sofrimento, Jesus apresentou-Se a eles e deu-Lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-Lhes por um período de quarenta dias falando-Lhes acerca do Reino de Deus...”

Atos, o segundo tratado sobre o cristianismo, escrito por volta dos anos 62 ou 63 d.C. trata da “fascinante história da Igreja cristã primitiva e os maravilhosos atos de seus membros para a glória de Deus, isto é, a continuidade do ministério de Jesus através da vida de Seus discípulos” (Bíblia do Discípulo).

Atos 1 fala da transição entre a ascensão de Jesus e a vida dos discípulos. Após 40 dias da ressurreição, Jesus subiu de volta ao Céu deixando fisicamente Seus discípulos. Nesses 40 dias ainda com eles, além de dar provas de Sua ressurreição, Jesus deu instruções sobre o quê fazer e relembrou aspectos importantes do Reino de Deus (Atos 1:1-5).

Com os preconceitos oriundos dos ensinamentos dos fariseus ainda em mente, os discípulos desejaram saber sobre o reino político de Israel e datas específicas para isso. Pacientemente, Jesus foi categórico e enfático na resposta que serve para os curiosos de plantão dos dias atuais: “Não compete a vocês saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela Sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra”. Diante do interesse em mapas proféticos, Jesus abre a agenda missionária. Esse é o foco até Seu retorno, reafirmado por dois homens vestidos de branco (Atos 1:6-11).

Após isso, os discípulos obedeceram à ordem de Jesus em Atos 1:4-5, já descrita em Lucas 24:48; fizeram alguns ajustes e aguardaram a promessa do Espírito Santo (Atos 1:12-26).

Esta promessa está à nossa disposição ainda hoje. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...