A SÓS COM JESUS
20 de julho
Quando a Sabedoria se Torna Maldição
Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. I Reis 4:29.
Salomão é conhecido como um dos homens mais sábios da Terra. A Bíblia diz que “de todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão” (verso 34). A sabedoria é um talento confiado por Deus para ser administrado em favor de Sua igreja, da sociedade e da família, mas quando se tona um fim em si, deixa de ser uma bênção e passa a ser um deus de barro que enche de orgulho o coração humano.
Na vida de Salomão existem três etapas bem definidas. Os primeiros anos, quando jovem ainda, buscava a Deus como a única fonte de poder. Foi nas horas solitárias com Deus que o Senhor lhe disse: “Pede-me o que desejares e Eu to darei”. Salomão podia ter pedido riquezas, glória e fama, mas pediu sabedoria ser um líder justo para seu povo. Entretanto, diz o versículo de hoje que “Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e conhecimentos múltiplos, como a areia que está na praia do mar”.
A segunda etapa da vida de Salomão é triste e vergonhosa. A sabedoria traz consigo riquezas, glória e fama e o jovem que um dia vivera uma vida maravilhosa de comunhão diária com Deus, não soube conviver com as luzes do sucesso. Afastou-se dAquele que era o único capaz de sustentá-lo. A glória terrena trouxe o sentimento de que ele era uma estrela e a fama o fez sentir-se todo-poderoso. Para que buscar a Deus se se tem de tudo? Para que depender de alguém se não falta nada do que os sentidos procuram?
Sem Deus, a sabedoria — talento que o Criador lhe confiara — tornou-se uma maldição. Nada pode satisfazer na vida quando Deus está ausente. Essa busca louca e desesperada de coisas nada mais é do que o grito humano chamando por Deus. A busca desenfreada do prazer levou Salomão a mergulhar nas águas profundas da prosmicuidade e dos desvios sérios de conduta.
Mas um dia ele chegou ao fim da linha e então veio a terceira etapa de sua vida. Do fundo do poço clamou e o Senhor ouviu a sua voz. Jesus sempre está pronto a ouvir nosso pedido de socorro. No mar, Pedro clamou: “Senhor, salva-me” e, Jesus estava ali oferecendo auxílio.
Graças a Deus porque Salomão teve tempo suficiente para pedir socorro é Para retornar aos braços do Pai.
Visitei outro dia uma garota que estava para se formar na faculdade. Visitei-a pela insistência dos pais. Eu a conhecia muito bem. Tinha participado comigo no Clube de Desbravadores e de acampamentos de Carnaval. Mas foi para a universidade. Aprendeu muita coisa. Leu muitos livros. Devorou bibliotecas e todo o conhecimento que acumulou, em lugar de torná-la mais Útil a Deus e a Sua igreja, afastou-a. Sentiu-se superior é indiferente às coisas divinas. Vi lágrimas em seus olhos. Percebi a luta em seu coração. Quando a cultura e o conhecimento se tornam uma maldição deve ser terrível. Estou orando pela volta da garota. Quem sabe hoje você possa decidir!
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário