sexta-feira, 29 de julho de 2022

Deus ou o Homem?

 A SÓS COM JESUS

29 de julho

      Deus ou o Homem?

    Mas vós rejeitastes hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos e Lhe dissestes: Não! Mas constitui um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e pelos vossos grupos de milhares. 1 Samuel 10:19. 

   O plano de Deus nunca foi que Israel tivesse um rei como as outras nações do mundo, porque Deus, pessoalmente, queria governar os destinos de Seu povo. Mas Israel insistiu uma e outra vez. Olhou para as outras nações e achou que seria muito bom ter um rei. Algo bonito estava se quebrando no relacionamento de Deus com Israel. A escolha de um rei não era apenas um assunto de governo. Era um assunto de experiência, de vida interior, de confiança nAquele que os tinha libertado e tirado da terra da escravidão. 

   “Mas hoje vós rejeitastes a vosso Deus, Aquele que vos livrou de todos os vossos males e angústias, e Lhe dissestes: Constitui um rei sobre nós.” Quanta tristeza contida nesta declaração, porque Deus sempre vê lá no fundo das coisas. No Jardim do Eden, o que O deixou triste não foi o fato de Adão e Eva terem comido do fruto. Aquilo foi o resultado de um relacionamento de amor e de confiança quebrado. Quando antes da morte de Cristo, o povo exclamou: “Não temos outro rei senão a César”, Jesus não ficou triste porque perdera um título, mas porque perdera o coração de Seu povo. 

   Quando o povo escolheu a Saul como rei, na realidade estava dizendo à Deus: “Não precisamos mais de Ti.” E Deus não insiste. Um dia criou o homem livre e para sempre respeitará a liberdade humana, mesmo quando este se dirige à ruína e destruição. 

   “Vós, hoje, rejeitastes a vosso Deus.” Doía tanto o coração do Pai nesta ocasião, como doeu o coração de Jesus naquela tarde em que olhou para a cidade e clamou: “Jerusalém, Jerusalém... quantas vezes tentei juntar teus filhos... e não o quisestes!” ) 

   Sangrou o coração do Pai aquela tarde no Eden, quando Adão e Eva se esconderam detrás de uma árvore, como sangrou o coração do Filho quando dê cruz do Calvário olhou para você e para mim e viu que apesar de tudo o que Ele estava fazendo para salvar-nos, somos ainda relutantes para aceitar. 

   Quem é que está no controle de nossos pensamentos e ações? É Deus que governa a nossa existência ou O tiramos de nosso coração e tomamos em nossas próprias mãos as rédeas de nossa vida? 

   Aqueles que desejam ser cada dia mais semelhantes a Jesus, desconfiarão cada vez mais de suas forças e cairão aos pés de Jesus em busca diária do poder para viver. Suas vitórias não serão o fruto de seu domínio próprio e sua força de vontade, mas o fruto do Espírito Santo a quem entregaram o controle da vontade humana para ser santificada.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Pr. Alejandro Bullón

29 de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...