segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Jeremias 49 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Jeremias 49

Comentário: Yoshitaka Kobayashi

Este capítulo é dirigido a cinco povos que tinham relações com o povo de Judá.

A primeira seção é a profecia contra a capital dos amonitas, que eram os descendentes de Ben-Ami, filho da filha mais nova de Ló. Os amonitas tinham seu próprio deus, Moloque. Eles trouxeram contra si o desagrado de Deus porque mostraram-se infiéis (v. 4) a Ele, o verdadeiro Deus.

A segunda parte deste capítulo é a profecia contra Edom, os descendentes de Esaú. Quando os israelitas estavam no Egito, a cidade de Temã, em Edom, era famosa por sua sabedoria. Infelizmente, Edom acabou se tornando como Sodoma e Gomorra (v. 18) porque os edomitas se deixaram enganar por seu orgulho e coragem (v. 16).

A terceira seção é a profecia contra Damasco, antiga cidade aramaica na beira do deserto que prosperara por causa de seu oásis fértil. Esta cidade teve verdadeiros adoradores de Deus, como Naamã e Hazael, no passado. No entanto, como eles haviam abandonado ao verdadeiro Deus, esta “cidade da alegria” (v. 25 NVI) de Deus seria abandonada.

A quarta seção é a profecia contra as cidades de Quedar (v. 29; Is 21:17) e Hazor. Quedar era filho de Ismael (Gn 25:14). No tempo dos juízes Israel não foi capaz de conquistar a forte cidade canaanita de Hazor. Mais tarde, Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou ambas as cidades.

A quinta profecia é contra Elão [hoje, parte do Irã], terra a leste da Babilônia. Se os elamitas tivessem se arrependido, Deus os teria restaurado e os abençoado com prosperidade.

Todas as profecias mencionadas acima eram condicionais. Naquela época, Deus queria que as pessoas – individualmente e como um povo – se arrependessem e retornassem para Ele. Deus tem o mesmo desejo para nós hoje.

Yoshitaka Kobayashi

Japão

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...