quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Bênçãos Esquecidas-Neemias 13

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Neemias 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Bênçãos Esquecidas


Quando se ascendem as chamas do reavivamento, não se deve esperar que elas prossigam ou aumentem automaticamente. É o que se nota neste capítulo…

“Ao que parece, as bênçãos são esquecidas com facilidade e em pouco tempo, pois o povo tinha um certo fascínio pelo pecado. A ausência de Neemias por um espaço de tempo fez surgir um vácuo na liderança do povo de Judá” (Elinaldo Renovato).

O remanescente reavivado estava despencando novamente para os prazeres do pecado:

• Mundanismo e liberalismo no templo. Tobias, o causador de problemas para Neemias ganhou um quarto na “Casa de Deus” (vs.4-9, 30-31).
• Devido às concessões dos líderes espirituais, o povo parou de devolver os dízimos e as ofertas forçando os sacerdotes a abandonarem suas responsabilidades (vs. 10-13).
• O sábado estava sendo mal utilizado, contrário à prescrição de Deus (vs. 15-22).
• O povo de Deus estava casando com mulheres mundanas, pagãs e idólatras (vs. 23-27).

Tudo isso após…

• …Forte reavivamento e reforma liderado por Esdras e Neemias (8-9:38);
• …Comprometimento público de guardar e cumprir todos os mandamentos divinos (10:29);
• …Alguns dos líderes políticos terem assinado um documento legal comprometendo-se em obedecer a Deus e observar Seus mandamentos (9:38-10:27);
• …O povo ter recebido auxílio divino para terminar o muro de Jerusalém e ter celebrado entusiasticamente a Deus pelo sucesso (12:27-47).

Neemias precisou ser agressivo para corrigir esses defeitos de caráter do povo. Ele mesmo declarou…

“Fiquei furioso”; “chamei a atenção dos oficiais”; “adverti contra a venda de alimentos [no sábado]”; “cobrei atitude dos líderes”; “mandei fechar os portões e proibi que fossem abertos até o fim do sábado”; “chamei a atenção [dos comerciantes incrédulos] dizendo: ‘Se eu encontrar vocês aqui outra vez [no sábado], vou retirá-los à força’”; “chamei a atenção [dos que casaram com mulheres pagãs] e os amaldiçoei. Cheguei a bater em alguns deles e a arrancar seus cabelos”; “[aos sacerdotes] eu os purifiquei de tudo o que era estranho”.

Tudo isso Neemias fez com oração e consagração (vs. 14, 22, 29, 31) pautado pela revelação de Deus em Sua Palavra (vs. 1-3): Eis o segredo do sucesso!

Liderar o povo de Deus não é fácil, mas é necessário. O que aconteceria se houvessem, em nossos dias, líderes como Neemias? Os crentes aceitariam?

Reavivemo-nos urgentemente! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...