quinta-feira, 16 de agosto de 2018

TITO 3 Comentários Pr Heber Toth Armí

TITO 3 
Comentários Pr Heber Toth Armí

 Como cristãos precisamos crescer, desenvolver e amadurecer na fé todos os dias até o fim de nossa vida ou até a segunda vinda de Cristo.

Precisamos aperfeiçoar o caráter. “O caráter cristão provém da comunhão com Cristo, a qual se manifesta em atitudes e atos de amor e lealdade... Cristo no íntimo é justiça ou santidade no íntimo. O resultado é pensamento, palavras e atos dirigidos pelo Espírito Santo” (Donald H. Thomas).

Para isso tornar-se real nos membros da igreja, a liderança divina precisa estar vinculada à liderança humana. Conquanto, “a liderança humana não pode forçar caminho, não deve ser tirânica. A liderança centralizada nela mesma e na autopromoção trai os interesses do Mestre. A melhor liderança em comunidades espirituais formadas no nome de Jesus, o Messias, é aquela marcada pela simplicidade, que não chama a atenção para si, mas, ao mesmo tempo, não sacrifica nada no caminho da convicção e da firmeza” (Eugene Peterson).

Depois de receber orientações referentes ao procedimento dos líderes espirituais (Tito 1) e do procedimento do crente com a família biológica e a da fé (Tito 2), Tito recebe instruções quanto ao relacionamento do crente no mundo (Tito 3). Philip H. Towner o esboça da seguinte forma:

INTRUÇÕES PARA A IGREJA (2:1-3:11):

1. Vida cristã dentro do lar (Tito 2)...
2. Viver como igreja no mundo (Tito 3:1-8):
• Vida cristã dentro da sociedade (vs. 1-2);
• A teologia que promove esta vida (vs. 3-7);
• O motivo (v. 8);

3. Disciplinando os oponentes na igreja (vs. 9-11).

NOTAS PESSOAIS E INSTRUÇÕES (Tito 3:12-14).

SAUDAÇÕES E BÊNÇÃOS FINAIS (Tito 3:15).

Se Cristo liberta, a transformação deve ficar evidente. Caso não fique evidente, a igreja perderá sua força na sociedade. Portanto, os hereges de teoria e de conduta precisam ser devidamente disciplinados.

Quando estudada profundamente a carta de Tito, nota-se vividamente que a conversão resulta em mudança radical de vida. Se o crente perdeu os efeitos transformadores do evangelho, é necessário reavivar-se. “O renascimento espiritual pela fé e o viver diário pela fé em Jesus Cristo resultam na capacidade para seguir os inspirados conselhos práticos dados pelo apóstolo Paulo”, por isso, “no capítulo final de sua Epístola a Tito, o apóstolo torna a salientar a importância da vida exemplar” (Thomas).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Conte-nos o que mais te impactou dos três capítulos da carta a Tito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...