quarta-feira, 1 de agosto de 2018

2 Tessalonicenses 1 Comentários Pr Heber Toth Armí

2 Tessalonicenses 1 
Comentários Pr Heber Toth Armí 

Você já fez alguma coisa boa que teve um resultado negativo? Você acha que Deus pode tentar corrigir um erro e Sua solução causar mais problemas? 

Leia atentamente!

A primeira carta aos tessalonicenses não foi um erro, mas obteve resposta negativa. Não que as pessoas eram incrédulas, mas porque deram ênfase exagerada em doutrinas verdadeiras. A primeira carta abordou o dia da volta de Jesus, os crentes que a receberam precisaram de correção em uma segunda carta devido ao exagero na preparação para a volta de Jesus.

Leia várias vezes as duas cartas, perceba a diferença nas ênfases de Paulo. Uma parece que ele pisa no acelerador, na outra, ele pisa no freio. Uma foi escrita para corrigir um erro, a outra foi escrita para resolver outro erro, erro este produzido pela primeira carta inspirada por Deus.

Certamente que nós, como os crentes tessalonicenses, precisamos das duas cartas para vivermos o cristianismo coerente e equilibradamente. 

Na segunda carta, “a ênfase é em como manter uma igreja saudável com um testemunho efetivo em resposta adequada à sã escatologia e à obediência à verdade”, diz John MacArthur.

Nesta carta, Paulo...

• ...Elogia aos crentes. Não os critica pela incompreensão da primeira carta (vs. 1-4);
• ...Consola aos crentes perseguidos. Não os ataca por adulterar o significado de sua mensagem anterior (vs. 5-10);
• ...Intercede pela igreja para que Deus graciosamente aceite a vida de seus membros (vs. 11-12).

Percebeu que Paulo não ataca diretamente ao problema? Seria ele frouxo? Estaria ele negligenciando a busca por solucionar o mal entendido?

William Kelly auxilia-nos a encontrar respostas: “Como na primeira epístola, o apóstolo não ataca o erro de imediato, mas prepara o coração dos santos de modo gradual e completo a fim de sedimentar a verdade e excluir o erro quando for exposto. Assim operam a graça e a sabedoria divinas: Não apenas tratam do erro e do mal, mas colocam o coração em ordem”.

Reflita:

1. Não são as personalidades enérgicas dentro da igreja que resolvem os problemas, mas as pessoas dependentes da sabedoria do Espírito.
2. Nem sempre o método certo resolverá o problema, pior ainda é quando for avaliado pelo resultado que o método certo estava errado.

“Senhor, coloque em ordem nosso coração ainda hoje...” – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...