segunda-feira, 6 de agosto de 2018

1 Timóteo 3 Comentários Pr Heber Toth Armí

1 Timóteo 3 
Comentários Pr Heber Toth Armí 

Os tímidos podem não ser bem quistos na sociedade nem igreja, mas Deus tem formas diferentes e mais elevadas de avaliação.

Escrevendo sobre “O Poder dos Introvertidos”, Massimo Piovano diz: “Se os extrovertidos normalmente já têm seus aplausos, é hora de valorizar os introvertidos”. Seu artigo conclui com esta reflexão: 

“Embora a sociedade queira que sejamos todos líderes, ousados, sociáveis, loquazes e apressados, devemos lembrar que, sem os introvertidos, o mundo não teria tido a lei da gravitação universal (Newton); a teoria da relatividade (Einstein); os ‘Noturnos’ (Chopin); Em Busca do Tempo Perdido de Proust; a Revolução dos Bichos, de Orwell; o filme A lista de Schindler, de Spielberg; a desobediência civil não violenta, promovida por Gandhi; e a Apple, criada por Steve Jobs”.

O tímido jovem Timóteo foi fiel companheiro de Paulo, cooperando em suas cartas como as duas enviadas aos crentes de Tessaolônica, a segunda carta enviada aos crentes de Corinto, também nas cartas aos crentes de Filipo, Colossos e, por fim, na carta destinada a Filemom. 

Baseando-se nas pesquisas de Susan Cain, Piovano diz que os rotulados “como tímidos, antissociais ou muito sensíveis” pelos extrovertidos “revelam características únicas, que eles devem aprender a proteger como a um tesouro. Quais são? Calma, capacidade de ouvir, autonomia, criatividade, concentração, profundidade do pensamento, capacidade de inovar”.

Timóteo, o filho espiritual do apóstolo (I Timóteo 1:2), tornando-se seu cooperador (Romanos 16:21) e seu mensageiro para as igrejas (I Tessalonicenses 3:6; I Coríntios 4:17; 16:10-11; Filipenses 2:19) enfrentou com Paulo a prisão em Roma (Filipenses 1:1; Hebreus 13:23), mantendo um caráter aprovado (Filipenses 2:22). Ele também cuidou desinteressadamente dos interesses de Cristo e foi responsável por Sua igreja (Filipenses 2:20-21).

Então, Timóteo deveria formar e ordenar líderes para o ministério da igreja local:

1. Os líderes devem ter o perfil certo, antes de ser colocado para liderar a igreja (vs. 1-7);
2. Os diáconos e suas esposas precisam possuir certos atributos para terem o cargo na igreja (vs. 8-13);
3. A carta de Paulo a Timóteo é um manual de administração eclesiástica; ignorar seu estudo implica em administrar incorretamente à Igreja de Cristo (vs. 14-16).

O verdadeiro líder é aquele que forma outros líderes. Inclusive os líderes tímidos podem desenvolver essa capacidade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...