terça-feira, 7 de agosto de 2018

1 Timóteo 4 Comentários Pr Heber Toth Armí

1 Timóteo 4 
Comentários Pr Heber Toth Armí 

 A igreja é uma instituição celestial na Terra. Portanto, mesmo com líderes humanos, Deus a administra com Seus princípios de administração eclesiástica. Deus orienta e conduz Sua igreja mediante o agir do Espírito Santo, e também mediante instruções práticas aos líderes.

Como instituição divina, o inimigo de Deus a tem como alvo. Se os princípios de administração revelados por Deus não forem seguidos, Satanás toma conta da igreja. Hereges e heresias passam a reger a vida da igreja que foi tomada pelos demônios. Por isso, falsos ensinamentos bíblicos devem ser determinantemente banidos.

Lembremos que o velho e experiente apóstolo Paulo está instruindo ao jovem e tímido pastor Timóteo. As cartas a esse jovem deveriam ser examinadas, estudadas e devidamente aplicadas na prática por cada líder eclesiástico.

A primeira carta a Timóteo foi escrita visando...

1. ...Pedir a permanência de Timóteo em Éfeso (1:3);
2. ...Orientar quanto à ordem do culto público de adoração ao Deus verdadeiro (capítulo 2);
3. ...Discipular Timóteo para que ele discipule outros líderes na igreja (capítulo 3);
4. ...Que o líder espiritual saiba lidar com falsos ensinos e falsos mestres que ameaçam minar a fé dos membros da igreja de Cristo (capítulos 4, 5, 6).

Tendo em mente o capítulo 4, observe estes pontos atentamente:

• Os falsos mestres são inteligentes, identificados como Doutores da Lei (1:7), entretanto, absorvem fábulas (3:9), preocupam-se com o que Deus não revelou ou ultrapassam os limites do que Ele orientou (4:1-5); também enfatizam assuntos periféricos da fé em detrimento dos mais importantes temas da salvação (4:7-13).

• As falsas doutrinas são doutrinas de demônios que cauterizam a consciência dos crentes, são fábulas profanas que os líderes escolhidos com exigências de alto nível (3:1-13), ordenados com imposição de mãos, devem bloqueá-las (4:14).

• “Paulo instruiu a Timóteo para que tratasse severamente aos falsos mestres, para que dirigisse o culto público, elegesse as autoridades da igreja, e para que trabalhasse com todos os elementos que tinha nela. Mas, o mais importante de tudo, é que o pastor devia viver uma vida que fosse exemplo para todos. Timóteo recebeu uma tarefa difícil” (Henrietta C. Mears).

O alvo do ministério cristão encontra-se no versículo 13. A pura doutrina bíblica precisa ser devidamente ensinada e vivida publicamente. Reavivemo-nos eclesiasticamente! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...