Tito 1
Comentários Pr Heber Toth Armí
Antes de aprofundar-se nesta breve carta de Paulo a Tito, observe esta sequência histórica resultantes das pesquisas de Donald H. Thomas:
• Quando Paulo viajou à Ásia Menor, após ser solto da prisão em Roma, durante os anos 63 a 66 d.C. (Filipenses 2:19-23), ele deixou Tito na ilha de Creta (Atos 2:11; Tito 1:5).
• Depois disso, “Paulo passa por Éfeso e segue para Colossos, segundo havia planejado (Filemom 22; Colossenses 4:9), e depois retorna a Éfeso”.
• Timóteo junta-se a Paulo em Éfeso. “Ao partir, o apóstolo pede que Timóteo permaneça” (I Timóteo 1:3-4).
• Paulo dirige-se a Macedônia (Filipenses 2:24; I Timóteo 1:3). Esperava retornar logo a Éfeso, “mas pressentia que sua ausência seria demorada (I Timóteo 3:14-15). Da Macedônia (Filipos?)”, escreveu duas cartas: I Timóteo e Tito.
• Em seguida, Paulo “viajou para Nicópolis (no Epiro, Grécia), onde passou o inverno com Tito (Tito 3:12). Então talvez tenha ido à Espanha (Romanos 15:24), levando Tito consigo. Da Espanha, Paulo vai à Ásia Menor e deixa Trófimo em Mileto, ao sul de Éfeso (II Timóteo 4:20)”.
• “Em Trôade, ele visita Carpo, e deixa sua capa na casa desse homem (II Timóteo 4:13). Então vai a Roma, onde torna a ser preso. (Não sabemos onde ocorreu a detenção – se em Trôade, Corinto, Roma ou em algum outro lugar)”.
No primeiro capítulo, após uma excelente e doutrinária introdução (vs. 1-4), Paulo orienta Tito que pastoreava a comunidade de Creta a preparar líderes que tivessem:
• ...reputação irrepreensível, com lares bem estruturados e disciplinados (vs. 5-6);
• ...caráter pautado pela moderação, domínio próprio, generosidade, hospitalidade, apegado à Palavra a tal ponto de “usar a verdade para encorajar o povo ao conhecimento ou para calar os que fizerem oposição” (vs. 7-9);
• ...habilidade para lidar firmemente com os insubordinados, e influência nociva dos falsos mestres, os quais deveriam receber rigorosa censura (vs. 10-16).
A obra de Tito exigia sabedoria, bondade e firmeza, pois os cretenses eram pessoas rudes e licenciosas, como declarou o próprio poeta Epimênides deles (1:12).
Pastores devem treinar líderes que resistam ao erro e promovam a verdade entre os membros da comunidade de crentes. Se o foco de Satanás é arruinar a fé e ruir os princípios divinos, os líderes espirituais devem lutar contra isso!
Estamos em guerra! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw
Comentários Pr Heber Toth Armí
Antes de aprofundar-se nesta breve carta de Paulo a Tito, observe esta sequência histórica resultantes das pesquisas de Donald H. Thomas:
• Quando Paulo viajou à Ásia Menor, após ser solto da prisão em Roma, durante os anos 63 a 66 d.C. (Filipenses 2:19-23), ele deixou Tito na ilha de Creta (Atos 2:11; Tito 1:5).
• Depois disso, “Paulo passa por Éfeso e segue para Colossos, segundo havia planejado (Filemom 22; Colossenses 4:9), e depois retorna a Éfeso”.
• Timóteo junta-se a Paulo em Éfeso. “Ao partir, o apóstolo pede que Timóteo permaneça” (I Timóteo 1:3-4).
• Paulo dirige-se a Macedônia (Filipenses 2:24; I Timóteo 1:3). Esperava retornar logo a Éfeso, “mas pressentia que sua ausência seria demorada (I Timóteo 3:14-15). Da Macedônia (Filipos?)”, escreveu duas cartas: I Timóteo e Tito.
• Em seguida, Paulo “viajou para Nicópolis (no Epiro, Grécia), onde passou o inverno com Tito (Tito 3:12). Então talvez tenha ido à Espanha (Romanos 15:24), levando Tito consigo. Da Espanha, Paulo vai à Ásia Menor e deixa Trófimo em Mileto, ao sul de Éfeso (II Timóteo 4:20)”.
• “Em Trôade, ele visita Carpo, e deixa sua capa na casa desse homem (II Timóteo 4:13). Então vai a Roma, onde torna a ser preso. (Não sabemos onde ocorreu a detenção – se em Trôade, Corinto, Roma ou em algum outro lugar)”.
No primeiro capítulo, após uma excelente e doutrinária introdução (vs. 1-4), Paulo orienta Tito que pastoreava a comunidade de Creta a preparar líderes que tivessem:
• ...reputação irrepreensível, com lares bem estruturados e disciplinados (vs. 5-6);
• ...caráter pautado pela moderação, domínio próprio, generosidade, hospitalidade, apegado à Palavra a tal ponto de “usar a verdade para encorajar o povo ao conhecimento ou para calar os que fizerem oposição” (vs. 7-9);
• ...habilidade para lidar firmemente com os insubordinados, e influência nociva dos falsos mestres, os quais deveriam receber rigorosa censura (vs. 10-16).
A obra de Tito exigia sabedoria, bondade e firmeza, pois os cretenses eram pessoas rudes e licenciosas, como declarou o próprio poeta Epimênides deles (1:12).
Pastores devem treinar líderes que resistam ao erro e promovam a verdade entre os membros da comunidade de crentes. Se o foco de Satanás é arruinar a fé e ruir os princípios divinos, os líderes espirituais devem lutar contra isso!
Estamos em guerra! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw
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