quinta-feira, 7 de junho de 2018

Romanos 16 Comentário Pr Heber Toth Armí

ROMANOS 16
Comentário Pr Heber Toth Armí

Neste capítulo Paulo conclui sua carta aos romanos para ser lida na igreja. Aqui, “ele envia saudações aos amigos na igreja em Roma. O apóstolo terminou o conteúdo instrucional da epístola, e ele está terminando agora em sua forma habitual. Mesmo nessas saudações podemos aprender algo de valor para as nossas almas”, motiva-nos R. C. Sproul.

• Febe era uma serva da igreja, que ministrava e conduzia o culto. As mulheres são importantes nas questões eclesiásticas (vs. 1-2);

• Príscila e Áquila. Geralmente o nome do cônjuge de maior proeminência era escrito primeiro. Neste caso, a esposa tinha maior destaque que o marido na obra missionária. Contudo, a maior lição é que o casal deve trabalhar junto na pregação do evangelho, se necessário dar até a própria vida por esta causa (vs. 3-4);

• Após enviar saudações a vários cooperadores e líderes da igreja primitiva, o apóstolo Paulo pede que a saudação seja uma prática características da igreja cristã. Não se deve ser frio e indiferente diante das pessoas, mas calorosos e afetuosos com todos (vs. 5-16).

• Advertência: Cuidado com os briguentos e hereges na igreja, eles devem ser evitados. Paulo “adverte os cristãos de Roma a notar os desordeiros na igreja. Deve-se tomar cuidado com aqueles que semeiam a discórdia, principalmente aqueles que dividem o corpo de Cristo com falsas doutrinas" (Sproul) (ver vs. 17-18).

• O cristão precisa fazer mais que meramente obedecer, nível em que muitos ficam estagnados; é necessário ser sábio para o bem e simples para o mal (v. 19).

• A esperança deve ter base certa, na Bíblia. O plano da salvação ultrapassa a crença popular de livrar-se do inferno eterno. Ele aponta para a paz universal que virá de esmagar totalmente a Satanás para nunca mais existir o mal em lugar algum do Universo (v. 20; ver Gênesis 3:14-15).

• Em meio a mais saudações, é notório que Tércio é o redator desta carta de Paulo. Às vezes a Bíblia foi ditada por algum ser humano, mas sempre houve a inspiração do Espírito Santo (vs. 21-23).

• Uma bênção doxológica encerra uma das cartas mais necessárias à igreja em todos os tempos (vs. 24-27). Leia-a várias vezes e adore ao Deus que nos deu o evangelho e, reaviva-te! 

Ore: “Senhor, salva-me, transforma-me!” – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...