terça-feira, 11 de setembro de 2012

Números 31


Reavivados por Sua Palavra- Números 31

Leia ou ouça o capítulo de hoje  clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/nm/31

Comentários sobre Números 31
Os midianitas eram descendentes de Abraão, os que haviam comprado José de seus irmãos e o venderam aos egípcios (ver Gênesis 37:28). Zípora, a esposa de Moisés era de Midiã (Êxodo 2:21 e 3:1). 
Você deve se lembrar de que alguns capítulos antes em Números que foram as mulheres midianitas que haviam sido enviadas ao acampamento por Balaão para seduzir o povo de Deus ao pecado. Foi uma mulher midianita que Zinri trouxe desafiadoramente para o acampamento, o que fez que ambos fossem imediatamente mortos pela lança de Finéias, neto de Arão, numa ação que parou imediatamente a praga (ver Números 25).

Chegara o momento para a ação divina. "Deus enviou juízos sobre Israel por ceder às tentações dos midianitas, mas os tentadores não deveriam escapar da ira da justiça divina ... os midianitas que seduziram eles [Israel] ao pecado rapidamente deveriam sentir os juízos de Deus, como sendo o inimigos mais perigosos "(PP 456). Na instrução de Deus, Moisés ordenou que o exército israelita destruísse os midianitas. Na batalha, eles mataram cinco reis de Midiã e o exército midianita, queimando todas as suas cidades e campos. Mesmo Balaão foi uma das vítimas. Mas Moisés ficou chocado ao descobrir o que não tinha sido morto: as mulheres e crianças haviam sido poupadas.

Por que as pessoas tentam pensar diferente de Deus? Somos culpados de semelhantes racionalizações hoje? Seguimos nós as instruções de Deus ou, como os generais de Israel, fazemos escolhas que acreditamos ser melhores do que as ordenadas por Deus? Para cumprir a instrução de Deus, Moisés teve de ordenar que todos os homens jovens e todas as mulheres que não eram virgens deveriam ser mortos (imoralidade foi o modo de derrotar aqueles empenhados em seguir a Deus e estas eram as mesmas mulheres que haviam se infiltrado no campo com o propósito de levar os israelitas a pecar).

Esta história nos lembra do Rei Saul, que havia sido instruído por Samuel para destruir totalmente os amalequitas, mas retornou da guerra tendo falhado em seguir as instruções específicas de Deus (cf. 1 Samuel 15). Saul não conhecia esta história em Números? 

Como é que Deus sabe quando é a hora de destruir aqueles que têm repetidamente rejeitado a Sua palavra? Ele é feliz e satisfeito por erradicar os pecadores da face da terra? Ou será que Ele derrama lágrimas por aqueles que recusam a oferta gratuita de vida eterna?
Será que Deus está esperando para punir o pecador não arrependido? Ou será que Ele diz: "Como posso desistir de você? Como posso deixar você ir? "(Veja Oséias 11:8).

Fred Knopper


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...