sábado, 30 de junho de 2012

Êxodo 25


Reavivados por Sua Palavra- 

Leitura Diária- Êxodo 25
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando emhttp://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/25

A  construção do Tabernáculo

Foi comunicada a Moisés, enquanto se achava no monte com Deus, esta ordem: “E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êxodo 25:8), e foram dadas instruções completas para a construção do tabernáculo.

Deus providenciou entre o Seu Povo tudo que foi necessário para a construção do tabernáculo (“Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada”, Êxodo 25.2).

A construção do tabernáculo foi possibilitada pelas ofertas voluntárias do Seu povo. O tabernáculo somente seria uma realidade se o povo ofertasse voluntariamente em obediência e amor.

A obra de Deus avança somente pela benção de dEle sobre as obras de obediência do Seu povo. O povo de Deus não pode esperar as bênçãos nas suas vidas, lares ou igreja se não está empenhado na plena obediência à vontade do Criador.

Os Elementos do Tabernáculo

A arca era o principal móvel de todo o tabernáculo, era revestido de ouro, continha as tábuas da lei , o pote de maná e a vara de Arão.

Revestido de ouro: Representando a glória de Deus. Simbolizava também o TRONO DE DEUS, onde havemos de comparecer.
 Tábuas da Lei: Aqui guardadas nunca mais se quebraram, demonstrando que Deus vela pela sua PALAVRA.
Pote de Maná: Simboliza o alimento inesgotável que provem de Deus e não se deteriorará com o tempo.
 A Vara de Arão: A vara que floresce eternamente. Simboliza o ornamento de uma nova vida. Tipifica também um ministério profundo.

O PROPICIATÓRIO: Propriciatório: Do hebraico Kapporet (do verbo Kipper), que significa cobrir e também expiar ou perdoar Não servia apenas de tampa, mas também era o local de expiação do pecado do povo de Deus. Lugar onde os pecados eram cobertos, o lugar da propiciação.

Propiciatório: Demonstrava que o lugar era propício ao homem que se arrepende.
Ouro Puro: Tipifica a pureza e o valor do sacrifício de Cristo. Também representava a sua realeza.
Querubins: Representava a presença de Deus.
 Aspersão: Simboliza o sangue de Jesus que foi espargido uma única vez pelos nossos pecados.

A mesa
Representa o sustento espiritual. Tipifica Cristo que sustenta com alimentação espiritual. “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu”
”Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu...Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6: 31 ao 33).

O candelabro
Representa a luz do ESPÍRITO SANTO, a igreja que brilha nas trevas. Sua coluna central tipifica Cristo, aquele que nos sustenta e as hastes laterais simboliza os cristãos ligados a Cristo. (Hebreus 9: 23).

Fonte: De meus arquivos: Estudo Bíblico sobre o Santuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...