quarta-feira, 27 de junho de 2012

Êxodo 22

Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Êxodo 22
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/22

Comentários do Pastor Jobson SantosÊxodo 22

As leis civis de Israel nos ensinam muito acerca do caráter de Deus. Observamos que Ele é justo e compassivo e assim devemos ser também.

Se uma pessoa roubasse algo deveria restituir o dobro. Mas se ela roubasse um animal e já o tivesse sacrificado então deveria restituir quatro vezes o valor do animal no caso de ser uma ovelha e cinco vezes no caso de ser um boi. Essa lei evidencia uma punição maior para os maiores delitos, ou as piores intenções (Êx 22:1-4).

Se uma pessoa causasse um prejuízo a outra deveria pagar com o melhor do seu campo ou da sua vinha. Ou seja, se o ofensor tivesse condições deveria fazer a melhor restituição possível. As vezes não temos a intenção de causar dano a alguém, mas se o fizermos devemos assumir a responsabilidade pelo que causamos.

Se alguém começou um fogo e este se espalhou e causou prejuízos na propriedade alheia, deverá fazer restituição pelo dano causado. Através desta e de outras leis semelhantes vemos a proteção sobre a propriedade individual. Essa lei também nos convida para exercermos prudência e cautela em nossa ações.

“O ladrão terá que restituir o que roubou, mas, se não tiver nada, será vendido para pagar o roubo“ (Êx 22:3). Através desta lei vemos que o roubo não era autorizado mesmo em caso de extrema necessidade. A comunidade deveria prover trabalho e alimento para as pessoas mais carentes, mas isso não deixava os pobres na liberdade de roubar, o que se constitui uma grave falha de caráter.

As pessoas mais frageis numa comunidade geralmente são os órfãos e as viúvas. Deus recomendou que em caso de se emprestar dinheiro para eles, que não fossem cobrados juros como numa transação comercial normal. O pobre não deveria ser privado das condições mínimas de sobrevivência, como não ter um cobertor para o frio da noite.

Se o pobre for tratado de maneira desumana e clamar a Deus, o Senhor intervirá em sua defesa pois é compassivo e misericordioso. Assim também os cidadãos de bem devem agir. Quem deve ser ajudado e protegido? Os mais frágeis!

A nobreza de uma comunidade pode ser julgada pelo modo como tratam os elementos mais indefesos dentre eles.

Querido Deus, ajuda-me a fazer mais do que a minha obrigação pelos mais necessitados ao meu redor. Ajuda-me a me colocar no lugar deles e a fazer o melhor por eles.
/Jobson Santos/https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...