terça-feira, 12 de setembro de 2023

Salmos 129 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 129
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 129 – A vida já é desafiadora por si mesma, por estarmos em um mundo que preza pelo pecado, pela corrupção, pela inveja, pelo ódio e pela injustiça. Contudo, para o justo, a existência é pautada por adversidades ainda mais intensas.

Leia o Salmo em pauta. Além de tentar entender, assimile à tua vida cada sentença de seus versos. Agora, reflita nas palavras de Eugene Peterson, sobre este sagrado Salmo:

“Você pensa na fé cristã como sendo um estilo de vida frágil que só pode florescer quando as condições climáticas estão certinhas, ou você a vê como uma planta resistente, perene, que subsiste através de tempestade e seca, sobrevive aos passos de pés descuidados e aos ataques de vândalos? [...]. A pessoa de fé sobrevive a todos os opressores. A fé perdura”.

Observe esta realidade na vida do grande, culto e extraordinário apóstolo Paulo (II Coríntios 11:23-29). Sobretudo, considere a trajetória do povo de Deus no Antigo Testamento e da Igreja no Novo Testamento. Os desafios sempre foram titânicos, porém, pela graça de Deus e fé em Sua direção, tanto os judeus quanto a igreja ainda existe mesmo enfrentando inclusive as orquestrações do Inferno para sobreviver.

“‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo’ – é assim que Israel conta isso – ‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo, mas nunca conseguiram me dominar’. O povo de Deus é forte. Por longos séculos aqueles que pertencem ao mundo têm promovido guerra contra o caminho da fé, e eles não conseguem vencer. Já tentaram de tudo, mas nada funcionou. Tentaram perseguição, ridicularização, tortura e exílio, mas o caminho da fé continuou saudável e robusto: ‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo, mas nunca conseguiram me dominar’”.

O remanescente fiel no Salmo está apenas lembrando, olhando para traz. Sobreviveu. Graças a Deus! As cicatrizes permanecem para contar a história de perseverança, de lutas e resiliência; mas acima de tudo, revelar que Deus é justo e libertador (Salmo 129:3-4).

Os perversos serão envergonhados e derrotados; os justos serão honrados e gratos (Salmo 129:5-8).

As potentes portas do Inferno nunca prevalecerão contra a Igreja (Mateus 16:18). Escatologicamente, a igreja sairá vitoriosa sobre as investidas satânicas dos últimos dias (Apocalipse 7:9-17). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...