terça-feira, 18 de outubro de 2016

Jó 29 COMENTÁRIOS Pr. Heber Toth Armi

 Jó 29

COMENTÁRIOS Pr. Heber Toth Armi
O livro de Jó apresenta personagens como nós em busca do verdadeiro Deus e de explicação para a vida. A vida humana de pecado carece de sentido e é preciso buscar a Deus para encontrar o sentido para viver neste mundo de sofrimento. O problema é a distorção da teologia, dos preceitos pré-formados ou deturpados a que chegamos.

O problema de Jó e seus amigos continua no cristianismo. Veja esta análise de Augusto Cury: “Mais de um terço da população mundial se diz cristã. Entretanto, a grande maioria tem a imagem de um Deus que não existe. Por possuirmos um rico imaginário, é muito fácil construir um palco de inverdades no inconsciente e propagá-las”, como fizeram os personagens do livro de Jó.

Pior ainda quando se usa os conceitos equivocados sobre Deus para tentar consolar o sofredor; nesta situação, é melhor nem falar. Esta frase de Augusto Cury é uma lição que podemos destacar da atitude dos amigos filósofos de Jó: “Às vezes é muito melhor dar o ombro para alguém chorar e mostrar uma solidariedade silenciosa do que fazer grandes discursos”.

Por não se compadecer, chorar e consolar de fato, Jó não tinha nada para agradecer a seus amigos. Assim, em tom nostálgico, ele relembra seu passado, ajudando-nos a conhecer melhor seu caráter antes dos ataques de Satanás:

1. Boas lembranças com Deus (vs. 1-3);
2. Recordações das aventuras da mocidade como fruto da amizade com Deus (vs. 4-6);
3. Alguém de respeito, sábio, justo no fórum da cidade (vs. 7-10);
4. De bom testemunho, honrado por suas inúmeras investidas sociais (vs. 11-20)
Ajudava pessoas em dificuldades;
Motivava os desanimados;
Guiava os cegos e aleijados;
Era pai aos órfãos;
Defendia os injustiçados;
Fez justiça confrontando um ladrão e fazendo-o devolver o que havia roubado...

5. Era valorizado por jovens, adultos e idosos (vs. 21-25), por...

...suas palavras sapienciais;
...suas reflexões impressionantes;
...seus conselhos certeiros;
...seus sorrisos;
...sua liderança;
...seu exemplo...

Tudo isso dava sentido à existência de Jó, fazendo dele o homem mais poderoso do Oriente. O certo é que, quem não vive para servir, não serve para viver. O sentido da vida é ser bênção ao próximo, o que só é possível mediante o priorizar da amizade com Deus. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...