quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vida X Morte - Eclesiastes 9


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Eclesiastes 9
Vida X  Morte
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A vida não é bem aproveitada por muitos porque a morte não é bem interpretada; as pessoas não têm uma compreensão clara e correta sobre esse assunto que amedronta a todo o mundo. Por isso, o sábio Salomão escancara e esclarece esse assunto tão medonho em Eclesiastes 9. Ah! Se todos soubessem o que revela o sábio! Como seria diferente a vida se todos vivessem na prática cada princípio por trás de cada premissa deste capítulo! Certamente a vida teria muito mais valor se as pessoas soubessem o verdadeiro teor da morte. Se as pessoas soubessem o que há ou que não há nada depois da morte elas pensariam mais em viver melhor a vida. Então, aplica-te a meditar nas contundentes palavras de Salomão, inspiradas pelo Espírito Santo em Eclesiastes 9, e viva-as intensamente a fim de que a tua jornada nesta vida seja cheia de satisfação. Renove tuas crenças, teus conceitos a fim de eliminar preconceitos, ou conceitos pré-formados que estão completamente errados. Não ignore a revelação real de um assunto que sempre foi atual. Seja coerente ainda que muitas religiões sejam negligentes. Se fosse verdade que o morto está com Deus, num paraíso ou no Céu, deveríamos fazer festa na morte e nunca funeral; alegrar-nos com ela e nunca entristecer-nos; almejá-la e ansiá-la de todo o coração, não postergá-la ou evitá-la. Cuidado com mentiras em relação a um assunto tão sério...

Pecado é independência e morte. A independência do autor da vida causa a morte. Os problemas da vida não são eternos, sempre tem solução; o único que ninguém consegue resolver é o problema da morte. Além disso, para aquele que não têm sua crença, conceito e preceitos fundamentados na Bíblia encaram a morte como um enigma. Eclesiastes 9 trata da certeza da morte e sua essência. Salomão encara esse assunto tão amedrontador com franqueza. Ele nos ensina que a vida é curta demais para ser vivida em aflição. Por isso, quanto antes um indivíduo aprender a aproveitar as coisas boas da vida, melhor será (vs. 1-9). Há duas certezas muitas vezes ignoradas (v. 5) que são:
1. Os vivos sabem que vão morrer;
2. Os mortos não sabem coisa nenhum.
Então, é destacado o seguinte recado: Não permita que a ambição do sucesso arruíne o tempo de vida que você tem (vs. 11-12). Além disso, é dito nos versos 9 e 10:
1. Aproveite a vida com a tua esposa – não com mulheres;
2. Aproveite todas as oportunidades para fazer as coisas bem feitas, pois depois que morre não se faz mais nada.
Aproveite bem o tempo sempre lembrando que quem não tem tempo para Deus vive perdendo tempo. Seja sábio e não tolo; inteligente, não ignorante!

Como aproveitar a vida? Há uma ilustração no final do capítulo 9 de Eclesiastes a qual ensina que, nesta vida, a sabedoria é melhor que a força e que as armas de guerra (vs. 13-18). O sábio pode até salvar uma cidade, mas se for pobre, será esquecido; a vida é complexa, ingrata e injusta neste mundo. A política não resolve o problema do ser humano. As vitórias neste mundo não garantem a vitória sobre a morte. É melhor e coerente esperar sempre e unicamente em Deus... Deus traz vida onde reina a morte, consolo onde domina a tristeza, esperança onde impera o desespero. Se não fosse a existência dEle não existiria outro destino ao ser humano a não ser a morte. Só Deus oferece e pode dar vida onde reina a morte; por isso, aproveitar a vida significa viver com Deus e para Ele. Se pecado é independência e morte; então, dependa de Deus e viva. Medite em oração: “Eterno Deus, admito que tenho Te ignorado muitas vezes, sendo Tu o Senhor da vida tal atitude minha merecia a morte, mesmo assim me preservas com vida. Aprendi em Eclesiastes 9 que após a morte nada mais se pode fazer; então quero viver bem os dias de vida que tenho, mas aprendi que para viver bem preciso depender constantemente de Ti. Por isso Te peço, não me deixes afastar-me de Ti jamais. Em nome de Jesus, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...