terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O convite da Graça-Isaias 1


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 1

O convite da Graça
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Isaías começa seu livro com um sermão claro, objetivo e lógico não só ao povo de Israel de então, mas também à igreja cristã contemporânea. Há sete tópicos, que merecem toda nossa consideração; pois, são palavras vindas do coração de Deus ao teu e ao meu coração em Isaías 1:
1. O Senhor Deus fala, age e faz um Raio X de Seu povo, Sua amada Igreja, por meio de Seu servo Isaías; Ele não se cala diante do que vê (vs. 1-2).
2. O sermão tem foco, é direto e chega sem rodeios ao cerne da questão: A negligência espiritual do povo (vs. 3-4).
3. O sermão revela a doença da Igreja, o deplorável diagnóstico espiritual dos adoradores (vs. 5-10).
4. O sermão revela a rejeição de práticas religiosas meramente rotineiras, sem valor espiritual genuíno perante Deus (vs. 11-14).
5. O sermão apela veementemente ao arrependimento; o povo de Deus deve trocar a religião superficial e vazia por um relacionamento dinâmico, intenso e íntimo com Ele (vs. 15-17, 19-23).
6. O sermão apresenta o perdão como ato da misericórdia de Deus a um povo sofredor que se afastou dos caminhos do bem (vs. 18, 25-27).
7. O sermão não ignora àqueles que ignoram a mensagem de advertência divina, ele adverte a vinda da hora do juízo sobre os rebeldes (vs. 24, 28-31).

“Existe um evangelho de açúcar. Busque o Evangelho que rasga, que lhe faz brotar lágrimas, que lhe dá cortes e feridas na sua consciência, o Evangelho que mata o seu eu, porque esse é o Evangelho que nos dá vida de novo” disse C .H. Spurgeon. Em Isaías 1 o próprio Deus mostra que é possível viver rituais religiosos sem nenhum relacionamento com Ele. Assim, tais práticas são atos de hipocrisia. O objetivo de Deus com este sermão não era humilhar, acusar e ou destruir ao Seu povo, mas dar-lhe um ultimato mostrando que voltar-se para Ele geraria perdão e restauração das bênçãos perdidas, mas a desobediência resultaria em destruição. A grande lição é que quando há compromisso com o pecado há infidelidade para com Deus; e, quando há compromisso com Deus, há um rompimento com o pecado. Quem se relaciona com o pecado, rejeita a Deus; quem se relaciona com Deus, rejeita o pecado. Deus não mudou, Sua estratégia também não, Ele usa sermões para atrair pessoas ao Seu perdão. E nós, será que estamos melhores espiritualmente hoje do que o povo de então? Precisamos deste sermão divino a fim de repensar nossa religião?

Alguém disse: Quando eu era religioso tinha um relacionamento com a religião, depois que me tornei cristão passei a ter um profundo relacionamento com Deus. Já Dóris Lima declarou que “Viver é deixar Deus usá-lo para Seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja”. Em Isaías 1 é possível ver pessoas frequentando a igreja mas vivendo como o mundo. A religião que só produz mudança de crença e de convicções, mas não mudança de vida, não é o que Deus planejou. Mudanças de práticas, sem uma mudança de coração é uma carcaça religiosa para esconder a podridão da alma e os lixos do coração. É esse tipo de religião que Deus condena, mas para pessoas nesta situação Deus oferece a solução: Seu perdão (v. 18). Destaca-se o seguinte deste verso:
1. Uma convocação: “Vinde, então, ...”
2. Uma conversação: “... e conversaremos, diz o Senhor”.
3. Uma proclamação: “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata... ou vermelhos como o carmesim...”
4. Uma expiação: “... se tornarão brancos como a neve... ou como a branca lã”.
Vá a Deus. Converse com Ele. Ouça o que Ele tem a dizer. Aceite seu perdão. E, experimentarás a verdadeira religião. Vá agora a Deus e ore: “Senhor, perdoe minhas formalidades religiosas praticadas mecanicamente. Preciso me relacionar conTigo mais intimamente, dialogar e dedicar minha vida e meu tempo para estar conTigo. Ajuda-me! Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Desde 17/04/2012 já estudamos 22 dos 66 livros da Bíblia e 579 dos 1.189 capítulos Um por dia. Projeto "Reavivados por Sua Palavra".

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...