sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

RPSP- Eclesiastes 10

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Eclesiastes 10
Comentários de:  Roberto O. Gullón
Salomão começa este capítulo comparando o frágil processo usado para fazer perfumes com o ainda mais frágil processo de vida do crente, que tenta ser uma testemunha perfeita, especialmente se ele é considerado uma pessoa sábia e honrada.

Nos velhos tempos, uma pequena, insignificante e inofensiva mosca morta, era capaz de estragar o equilíbrio das essências e óleos necessários para fazer perfume. Perfumes cujas essências haviam sido deterioradas eram simplesmente descartados. A mesma coisa acontece com uma pequena expressão de raiva, uma palavra impensada, um defeito em nosso caráter, ou um mau hábito. Qualquer dessas coisas pode tornar inútil a influência de uma pessoa boa.

Através de diferentes figuras de linguagem, Salomão nos encoraja a sermos sábios, decidirmos sempre em harmonia com a vontade do Senhor. Não importa nossa idade ou as responsabilidades que tenhamos – todos nós corremos o risco de fazer coisas insensatas.

O que significa ser um tolo ou agir estupidamente? É ser desajeitado, fazer as coisas sem lógica ou razão. Isso nos leva a agir imprudentemente, próximo da obstinação e da loucura. O tolo não é o único afetado por seus atos – ele afeta as pessoas ao seu redor.

Em contraste, Salomão nos diz para sermos ricos em sabedoria (v. 2, 12, 17) e não buscarmos reconhecimento humano. A sabedoria é uma ajuda eficaz para as diferentes tarefas e responsabilidades que temos.

Salomão conclui este capítulo sugerindo que cuidemos de nossas palavras. A pessoa sábia falará pouco, cuidando de suas palavras, tentando evitar que estas sejam mal-entendidas.

Que a nossa oração seja:
Senhor, dá- me um coração sábio e compreensivo para que eu possa pensar e falar corretamente e representá-Lo dignamente diante outros. Amém.

Roberto O. Gullón
União Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...