quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RPSP- Cantares 3


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Cântico dos Cânticos 3

Comentários de:  Richard M. Davidson
Este capítulo contém o primeiro dos dois sonhos da Sulamita, dos quais este (versos 1-6) ocorre antes de seu casamento e o outro (5:2-8) depois. Aqui ela sonha que está ansiosamente procurando por seu amado, e finalmente o encontra. O tema “ausência – presença” é, portanto, destacado na canção. Tal como acontece com o primeiro casal no Jardim do Éden, os amantes precisam um do outro para serem completos e inteiros!

Aqui e em outros lugares de Cantares encontramos evidências de uma relação de igualdade em que a mulher é tão ativa quanto o homem em tomar a iniciativa na construção do relacionamento.

Em sua aplicação espiritual, estes versos retratam o amor ardente que Deus deseja que tenhamos por Ele, um amor que O busca e não O deixa ir!

Os versos 6-11 descrevem o cortejo de casamento de Salomão e sua noiva, ao chegarem a Jerusalém vindo do deserto. O foco repousa sobre a liteira com cortinas que é carregada por homens e conduz Salomão (verso 11) e, provavelmente, também sua noiva.

A referência explícita ao casamento (verso 11) é um delimitador de tempo crucial para o livro de Cantares como um todo, servindo como ponte entre o período do namoro (1:2-3:6) e o casamento (cap. 4), e também o período posterior ao casamento (capítulos 5-8), quando ocorre um contínuo crescimento no amor e na intimidade do casal.

O Cântico dos Cânticos realmente fornece um “Guia Bíblico para o Amor Conjugal”, com princípios práticos ligados a cada fase do relacionamento amoroso.

Ênfase especial é dada aos vários tipos de intimidade que Deus deseja que experimentemos em nosso casamento. Mencionamos a seguir algumas áreas em que a intimidade pode ser desenvolvida: física, emocional, intelectual, valorização da beleza, criatividade, lazer, trabalho, a crise e o conflito que levam ao ajuste e crescimento, o compromisso espiritual e a comunicação. Cantares revela exemplos de todos estes tipos de intimidade na relação de amor entre Salomão e a Sulamita.

Senhor, guia-me a um relacionamento íntimo com minha esposa que envolva todos os aspectos do nosso ser, e a uma caminhada mais constante e íntima conTigo! Amém.

Richard M. Davidson
Professor de Interpretação do Antigo Testamento
Seminário Teológico da Universidade Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...