quinta-feira, 29 de setembro de 2016

JÓ 10 – Comentários Heber Toth Armí

JÓ 10 
Comentários Heber Toth Armí

Perder um filho gera uma dor incompreensível na alma, quanto mais perder uma dezena! Além de perder todos os filhos, Jó perdeu toda sua fazenda e toda sua saúde. Seu sentimento era mais que mero luto. Sua dor era inexplicável!

Jó não sofria devido a algum pecado específico, ou por afastar-se de Deus e de Sua vontade. Não! Muito pelo contrário, assim como Jesus, ele sofria por ter vivido retamente. Se Jó não era culpado, qual, então, era a razão de tanto sofrimento? O diabo está como leão procurando algum servo de Deus para devorar – Relembre os primeiros capítulos!
Satanás fazia Jó sofrer demasiadamente, porém, ele não sabia o que havia nos bastidores. Com isso em mente, tente ser empático com Jó, que, neste capítulo...

1. Levanta grandes queixas contra Deus (vs. 1-7);

2. Filosofa nostalgicamente sobre seu passado (vs. 8-12);

3. Expõe ideias estranhas sobre Deus em relação à sua miséria (vs. 13-17);

4. Preocupa-se com sua existência e, principalmente, seu fim (vs. 18-22).
O sábio Jó do oriente perdeu até a sabedoria. Ele não entendia a razão de seu sofrimento, nem o motivo de sua existência e nem mesmo entendia seu Deus, o Criador do Universo.

Esmagados de todos os lados, o sofredor fica só o pó. Moído pela dor e espremido pela angústia, a autoestima vai ao chão; qualquer motivação desaparece, e, até a fé fica turva. Porém, Jó não desistiu de Deus.

• Não dizemos coisas feias de Deus com bem menos sofrimento que experimentou Jó?

• Não falamos inúmeras besteiras quando estamos sendo ferozmente torturados pela dor e aflição na alma?

Algumas considerações são importantes para reflexão. Pelas colocações de Jó neste capítulo, fique alerta: NÃO...

• ...leve a sério tudo o que alguém alterado, amargurado e extremamente aflito fala; principalmente suas idéias esquisitas sobre Deus.

• ...considere que tudo o que um sofredor no extremo da dor diga sobre sua origem, sua história e sua morte.

• ...tente argumentar com alguém que está variado por passar pela experiência da dor infernal; questionar seus argumentos vai lhe ferir ainda mais.

Amigos leitores... Vamos tentar ser o intercessor humano que todo sofredor precisa. Vamos conduzir os sofredores ao Libertador divino que o coração aflito tanto almeja: Jesus Cristo!

Muita gente precisa de Jesus... – Heber Toth Armí

https://www.facebook.com/palavravivaeficaz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...