quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Neemias 5 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Neemias 5

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Em época de eleições precisamos atentar para este texto inspirado para saber o perfil do político que fará a diferença numa sociedade de tanta violência.

1. O povo carece de líderes que lutam em seu favor. É importante e necessária a existência de governadores. Há sempre indivíduos que gostam de aproveitar da situação difícil para explorar os mais fracos. Há injustiça, trapaça e opressão na sociedade, por isso é fundamental que haja bons líderes políticos (vs. 1-5).

2. O líder sábio pondera, medita, analisa a questão quando chega a suas mãos. Ele defende a causa do pobre e necessitado, auxilia o fraco e resolve suas questões desejando-lhes o bem. Neemias enfrentou aproveitadores e exploradores com argumentos lógicos e espirituais. Deus sempre deve ser a base de toda ação e resolução do líder cristão (vs. 6-13).

3. O bom líder sabe e aplica o princípio do “exemplo fala mais alto que as palavras e atitudes impactam mais que argumentos”. Neemias faz um resumo dos 12 anos em que ele governou Israel (vs. 14-19):

• Nunca exigiu salário do povo;
• Nunca tirou vantagem do cargo para conseguir propriedade;
• Nunca se beneficiou do cargo para garantir um futuro confortável;
• Empregou todo seu tempo e talento para tornar Jerusalém um lugar seguro para seu povo;
• Sustentava-se com recursos próprios;
• Dividia seus recursos com estrangeiros que vinham visitá-lo.

O que distingue Neemias de outros políticos?

Ele temia a Deus, O respeitava, e agia com responsabilidade sob o povo que ele liderava (vs. 15, 19). Para Neemias, “era suficiente saber que o Senhor prestava atenção a seu sacrifício pessoal” (William MacDonald).

Devido a seu temor do Senhor, Neemias e seus irmãos não comeram a comida devida ao governador; além de ele mesmo dedicar-se à obra do muro da cidade. Precisamos de políticos como Neemias, que não seja...

1. Egoísta, interesseiro;
2. Ambicioso, aproveitador;
3. Explorador, corrupto e imoral.

Amor pelo próximo e temor ao Senhor são características essenciais que fazem a diferença em uma sociedade marcada pela indiferença, injustiça e opressão.

• Diante da injustiça social, faça a diferença, seja excelente exemplo, e quebre tradições para fazer o certo.
• A liderança política que é espiritual fará total diferença na vida dos liderados.
• Precisamos de políticos convertidos a Cristo!

Gostou? Compartilhe! Heber Toth Armí /

http://moracao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...