Receba mensagens em seu Email

domingo, 11 de setembro de 2016

Ester 2 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Ester 2

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A Bíblia não faz maquiagem na vida espiritual de ninguém. Ela revela a realidade deplorável da humanidade e o imensurável amor misericordioso do Deus verdadeiro.

• Num ambiente imoral, Mordecai e Ester/Hadassa omitiram informações a fim de enganar (vs. 1-15, 20);
• Parece que Mordecai tramava algo omitindo sua linhagem e religião, objetivando algum sucesso político (vs. 10, 16-20);
• Mordecai notou pessoas tramando contra o rei e dedurou-as, as quais foram enforcadas (vs. 21-23).

Observe as avaliações do teólogo Jon Paulien. “Como os bastidores da história não estão assim tão claros na tradução, temos a tendência de elevar Ester a um certo nível de santidade. Ela foi a garota corajosa, que pela graça de Deus venceu um concurso de beleza e se tornou uma fiel testemunha no corte de um rei pagão. Não duvido de que ela tenha sido corajosa. Mas o texto hebraico do livro deixa claro que não foi um concurso de beleza e que Ester não foi exemplo de como praticar a fé num ambiente hostil.

“Tenha Ester escolhido ou não ser candidata no ‘concurso’, ele não foi de beleza. O concurso envolvia um ‘programa’ de uma noite com o rei. E ela participou, evidentemente com entusiasmo. De igual forma, Ester provou que era melhor na cama do que todas as outras moças. No hebraico, Ester 2:13, 14 diz que, à noite, as moças iam à presença do rei, saindo da Casa das Virgens, e pela manhã iam para a Casa das Concubinas. A maioria das traduções passa por cima disso por constrangimento...

“Ester não só se tornou rainha após essa escolha incomum; também parece que ela não praticou a fé como deveria quando viveu no palácio (ver Ester 2:10; 5:12, 13; 7:3, 4) [...]. Talvez Ester tenha tido problemas com a guarda do sábado e o regime alimentar dos judeus. Era uma judia ‘cultural’. Como sabemos? Seu próprio marido não tinha pistas de que ela era judia. É muito difícil não identificar um judeu autêntico, especialmente se ele vive no seu dormitório e cozinha”.

A Bíblia nunca...
• ...Esconde a realidade da natureza humana pecaminosa;
• ...Exalta pecadores, mas a Deus;
• ...Omite informações dos pecadores;
• ...Floreia ou romantiza as falhas humanas.
Leia mais a Bíblia, atentamente! Assimile sua mensagem a tua vida! – Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...