segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Oséias 6 Comentários

Lições de Vida
Leitura Bíblica- Oséias 6
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Arrependimento falso, sinceridade fingida, piedade superficial, aproximação por interesse, etc. não satisfazem a Deus. Religiosidade relativa, compromisso inconsistente, palavras evasivas não impressionam a Deus. Consagração incompleta, devoção com segundas intenções e reflexões sem substâncias não são suficientes para evitar as consequências de atos perversos.

Se Israel não voltasse corretamente a Deus não poderia fazer nada para desviar as consequências do pecado. O texto mostra claramente que um arrependimento fingido não comove o coração divino (vs. 1-3). Deus revela declaradamente que não aceita um coração fingido, uma devoção por interesse, um amor sem compromisso (vs. 4-11).

Diante da declaração dos líderes religiosos (vs. 1-3) a reação de Deus foi conforme se vê nos versos que seguem:

“O que devo fazer com você, Efraim? O que vou fazer com você, Judá? Suas declarações de amor não duram mais que a neblina da manhã ou que o orvalho do amanhecer... Procuro misericórdia que dure, não preciso de mais religião. Quero que vocês conheçam o Eterno, e que não participem mais de reuniões de oração” – Forte mensagem, você não acha?

Tal mensagem também é para nós; o Espírito Santo inspirou-a na Bíblia para nossa edificação e reavivamento. Ainda que as palavras iniciais caracterizem um povo que crê que Deus pode restaurar, reavivar e transformar, as palavras finais mostram que Deus não opera reavivamento em um povo sem real, sincero e profundo comprometimento.

1. Precisamos aprender que desejar livrar-se das consequências dos pecados sem querer livrar-se do pecado nunca resultará em reavivamento do Céu;
2. Precisamos reconhecer que ansiar por respostas imediatas sem intensidade na experiência com Deus não restaura a vida de ninguém;
3. Precisamos admitir que a busca pelo conhecimento de Deus deve estar acima da busca por Suas bênçãos;
4. Precisamos saber que, por mais elaboradas nossas palavras, elas não impressionarão o coração de Deus se não brotar de um coração quebrantado.

À igreja vão dois tipos de pessoas: 1) Aquelas que querem esconder sua podridão de vida em uma religião superficial; e, 2) Aquelas que vão para expor sua podridão de vida em busca de perdão divino.

Note as palavras de D. M. Lloyd-Jones: “A característica mais óbvia da moderna igreja cristã é, infelizmente, a superficialidade”. Eis a razão de não haver reavivamento. Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...