segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lições de Vida - Obadias 1

Lições de Vida
Leitura Bíblica- Obadias 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Esse minúsculo livro não possui capítulos, apenas versículos. Contudo, contém duas profecias: Uma sobre Edom, e, outra sobre Israel. Ambos, irmãos gêmeos (Gênesis 25-36), que brigaram desde o ventre materno, e continuaram mesmo após se tornarem cada um uma nação.

Em Florianópolis (2007) participei da equipe de evangelismo quando o Pastor Bullón pregou oito sermões sobre esse pequeno livro do profeta Obadias, incentivando os ouvintes a estudarem a Bíblia profundamente e a extrair profundas lições práticas para a vida, até mesmo de um livro muitas vezes ignorado pelos pregadores.

Eugene Peterson introduz o livro de Obadias com a seguinte declaração: “A Bíblia toda é importante para a leitura e compreensão de qualquer parte da Bíblia. Até mesmo a breve aparição de um figurante como Obadias tem sua utilidade. Ninguém, na Bíblia, ou fora dela, deixa de ter importância. Foi tarefa de Obadias ser o porta-voz do juízo de Deus contra Edom”.

O que aprendemos da mensagem profética de Obadias?

1. Atitudes orgulhosas, arrogantes, egoístas, indiferentes, desprezo ao semelhante e zombaria atraem o juízo divino. Deveríamos dar ouvidos à Palavra de Deus por meio do profeta: “Vocês não deveriam ter se alegrado com a desgraça do seu irmão quando ele estava estirado no chão, acabado... Vocês não deveriam ter esbravejado quando a desgraça deles se agravou... Vocês não deveriam ter tirado vantagem do meu povo quando a vida deles estava em frangalhos” (AM).

2. É grande a severidade do juízo de Deus contra pecados ligados ao relacionamento com o próximo; os orgulhosos edomitas sofreriam nas mãos de seus amigos. Além disso, teriam suas riquezas removidas e a sabedoria diminuída. Cada um colhe o que planta. O profeta diz: “O dia do juízo do Eterno está perto para todas as nações pagãs. Assim como fizeram aos outros, farão a vocês. O que vocês fizeram vai recair sobre vocês e acertar sua cabeça...” (AM).

3. A graça de Deus restaura a situação de quem aprende com a desgraça. Há promessas para o povo de Deus, que, disciplinado busca viver os Seus planos. Deus oferece oportunidade de recomeço a quem aprende com o desprezo. Deus corrige a quem ama!

Deus está atento a tudo. Nosso comportamento presente diante de Deus determina nosso futuro diante do juízo. Reflita!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...